PUB
Junta da Galiza

Elétrico “Belga” regressa à marginal do Porto a partir de sábado

Elétrico

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
Um elétrico “Belga”, modelo de 1929 que deixou de circular nas ruas do Porto em maio de 1996, vai regressar a partir deste sábado ao serviço público comercial da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP).

A apresentação do restauro deste elétrico e o seu regresso ao serviço acontecem no sábado à tarde, no âmbito do Desfile de Carros Elétricos 2017 da STCP, “num momento que será assinalado com a presença do músico, e agora padrinho do ‘carro Belga’, Miguel Araújo”, revelou hoje à Lusa fonte da empresa de transporte público.
Este elétrico recuperado passará a integrar a oferta da STCP na Linha 1, uma das três que operam na cidade, passando a frota a dispor, assim, de sete veículos.
Depois de um incêndio de grandes proporções no edifício da “Remise” da Boavista na madrugada de 27 de fevereiro de 1928, que inutilizou 30 elétricos, a antiga Companhia de Carris de Ferro do Porto STCP adquiriu dez veículos deste modelo a uma empresa belga, sendo que, atualmente, a STCP tem apenas dois exemplares, designadamente este que entra no circuito comercial a partir de sábado e um outro, “de coleção e exposição do Museu”, referiu a mesma fonte.
O “Belga” tem seis janelas laterais e cinco em cada uma das plataformas, contando com 40 lugares sentados no interior, onde se destacam também os candeeiros e os seis ventiladores no tejadilho que permitiam a renovação do ar.
Este modelo, à época, era utilizado preferencialmente em trajetos com declive pouco acentuado, fazendo sobretudo o percurso da Foz.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer