O El Corte Inglés poderá vir a instalar-se na zona da Boavista, disse Ricardo Valente, vereador da Economia, Turismo e Comércio da Câmara do Porto, ao Jornal de Negócios.
Esta quinta-feira, 4 de julho, quando questionado pelo Jornal de Negócios sobre a matéria, no âmbito da sessão de apresentação do estudo “Mercado Residencial no Porto”, da promotora imobiliária Avenue, Ricardo Valente adiantou que o projeto da cadeia espanhola para a zona da Boavista “é multifuncional”, não abrangendo apenas área comercial, “podendo, por exemplo, até ter ginásios e uma zona hoteleira”.
“Se as coisas correrem bem, as obras deverão arrancar durante o próximo ano”, disse ainda o vereador ao Jornal de Negócios.
Ao Dinheiro Vivo, fonte oficial do grupo espanhol disse que continuavam “muito interessados no projeto”, mas de momento “não temos nenhuma novidade para anunciar”.
De recordar que, há vários anos, o El Corte Inglés negociou com a ex-Refer a opção de compra do terreno da antiga estação ferroviária da Boavista – que vem sendo sendo renovada, terminando agora em 2021 – para aí construir um grande armazém, num investimento que, aos preços atuais, rondaria os 200 milhões de euros.
Mas o então presidente da autarquia, Rui Rio, tentou desviar o grupo espanhol para outras zonas da cidade.
O El Corte Inglés não aceitou qualquer uma das alternativas sugeridas pela Câmara do Porto, optando por instalar-se em Gaia, em 2006.
Foto: MVCC Arquitectos