
Tal como a VIVA noticiou nas últimas horas, a VCI vai entrar em obras no Porto, entre Campanhã e o Dragão, em período noturno, por causa da passagem pedonal do antigo Matadouro de Campanhã até ao estádio.
Como recorda o Jornal de Negócios, o concurso municipal para a concessão do antigo Matadouro, durante 30 anos, foi vencido pela Mota-Engil em 2020. O investimento na reabilitação do local é superior a 40 milhões de euros
No entanto, e tal como destaca a mesma fonte de informação, apenas em abril de 2020 é que o projeto foi aprovado pelo Tribunal de Contas. Ou seja, mais de um ano depois da Câmara do Porto ter apresentado um recurso face ao chumbo do visto prévio.
Recorde-se que, apenas em 21 de outubro de 2020, houve lugar à assinatura do auto de consignação da empreitada em questão. O momento oficial contou, inclusive, com a presença de António Costa, que, na altura, exercia as funções de primeiro-ministro.
Quando começa a “nova vida” do antigo Matadouro?
É expectável que o antigo Matadouro, que agora se passa a chamar “M-ODU” (Matadouro Outro Destino Urbano) vá começar a funcionar em 2026. O projeto arquitetónico ficou ao encargo do japonês Kengo Kuma.
Espera-se que o M-ODU vá conseguir albergar mais de 2300 pessoas. Ao todo, o espaço contará com doze edifícios destinados a diferentes usos: escritórios, galerias de artes, museus, restaurantes, salas de conferências e locais de “coworking”.
A ponte pedonal começará a ser montada já na próxima semana. “A empreitada vai decorrer em horário noturno – entre a meia-noite e as 6 da manhã –, obrigando a um corte total de tráfego temporário na VCI, entre os nós de S. Roque/Campanhã e do Mercado Abastecedor/Estádio, a partir do dia 27 de fevereiro e com uma duração prevista de, aproximadamente, um mês” – refere a Câmara do Porto.
É expectável que a obra fique acabada no dia 20 de março. No entanto, não ficará logo acessível ao público, numa fase inicial.