PUB
Santander fevereiro e março

Eis a freguesia de Gaia que irá receber um novo auditório (e não só)

Eis a freguesia de Gaia que irá receber um novo auditório (e não só)

A freguesia de Arcozelo verá em breve a construção de um novo auditório, cujo projeto foi apresentado ao público no dia 15 de fevereiro. O investimento municipal necessário para a sua edificação rondará os 3,2 milhões de euros, resultando numa estrutura com aproximadamente 2.500 m² de área construída. 

Segundo a Câmara de Gaia, o edifício contará com três andares acima do solo e uma cave destinada a áreas técnicas. 

A sala principal terá capacidade para 221 pessoas e será equipada com tecnologia cénica e técnica adequada para a realização de diversos eventos culturais, como espetáculos de teatro, dança, música e cinema. Além disso, o auditório incluirá uma sala polivalente, um bar, áreas técnicas e camarins para os artistas.

Situado na Avenida João Paulo II, próximo da Alameda Padre José Ferreira Branco, este novo auditório faz parte do “masterplan” de Arcozelo. 

Para além do auditório, vão ser criados mais edifícios em Arcozelo

Este plano estratégico abrange ainda a construção do novo edifício da Junta de Freguesia, atualmente em andamento, a renovação já concluída do Largo Maria da Fonte, a criação de um novo edifício para o Posto Territorial da GNR, cujo projeto aguarda aprovação, e a modernização da rede viária para torná-la mais acessível. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

De acordo com o presidente da Câmara de Gaia, “este não é um auditório, é uma peça numa rede de auditórios municipais que queremos ter ao dispor da população”. Mais do que isso, “é uma resposta a uma necessidade que as freguesias têm – ter capacidade de resposta cultural própria. Não se trata de uma lógica de que cada freguesia vai ter um auditório, uma piscina, um pavilhão, mas sim de uma visão de rede”. 

E se esta visão de rede se consolidar, vamos poder trabalhar com o mesmo entusiasmo quando o auditório é em Arcozelo ou aqui ao lado em S. Félix da Marinha; quando o pavilhão não é em Arcozelo, mas é aqui ao lado em Gulpilhares; e Gulpilhares baterá palmas quando o auditório vier para Arcozelo, porque perceberá que a área de influência de um equipamento destes não é o limite da freguesia, é muito mais do que isso” – acrescentou Eduardo Vítor Rodrigues.

O presidente da autarquia gaiense aproveitou ainda para enaltecer a presidente da Junta de Arcozelo. “É possível ter, no poder local, gente que olha para o terreno e não pensa naquilo que vai inaugurar, mas no legado estratégico que deixa. E em Arcozelo, a presidente da Junta porventura inaugurará a Junta de Freguesia. Na verdade, não vai inaugurar a Junta de Freguesia, vai inaugurar o início da nova história do centro social de Arcozelo”.

A presidente da junta de Arcozelo, Maria Adelina Pereira, também aproveitou para realçar que, com o apoio da Câmara de Gaia, foi possível pôr o “masterplan” em prática.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer