PD - Prémio de Literatura Infantil

“Ei! Marionetas” promete animação em “dose dupla”

“Ei! Marionetas” promete animação em “dose dupla”

Depois do adiamento forçado da última edição, a iniciativa “Ei! Marionetas” regressa a Gondomar já a partir desta quinta-feira, 10 de junho. O evento junta as 6.º e 7.º edições do Encontro Internacional de Marionetas, entre 10 e 13 de junho e 1 e 4 de julho.  

Este ano, “a produção nacional assume total preponderância”, com um programa que contempla cerca de 30 espetáculos de rua e sala, oficinas, uma exposição, um debate online, três dias dedicados ao cinema de animação e dois projetos comunitários. 

Promovido pela Companhia Marionetas de Mandrágora, com o apoio da Câmara Municipal de Gondomar, o “Ei! Marionetas” dedica a primeira etapa ao público escolar e familiar. Já a segunda fase, de 1 a 4 de julho, é uma “aposta teatral em que as propostas vão mais de encontro às apetências dos adultos”. 

O programa arranca com o “Pequeno Grande Céu”, da Companhia Ventoinha, que irá decorrer no Jardim da Biblioteca Municipal de Gondomar, pelas 10h00, e com a apresentação da exposição “Freaks”, da autoria de Troy Hourie.  

Ainda no Dia de Portugal, decorrerá, também no jardim, a inauguração da instalação “Mais Maior Grandes Dom Roberto”, das Marionetas de Mandrágora. Mais tarde, no Auditório Municipal de Gondomar, será apresentada, pelas 16h00, a peça “Olhos de Peixe”, da companhia ZumZum. 

O segundo dia do evento oferece ao público escolar “Paraíso”, um espetáculo que nasce do berço da instalação “Mais Maior Grande Dom Roberto”. Agendado para as 10h00 e as 14h00, o espetáculo terá lugar no Jardim da Biblioteca Municipal. A 11 de junho, destaque também para “Desfile – A Lenda do Rio Tinto”, apresentado a partir das 10h00, no Parque Urbano de Rio Tinto. 

A peça “Florival, o pequeno pastor” será apresentada, pelas 14h00, no Auditório Municipal de Gondomar, onde decorrerá também, pelas 21h30, a apresentação de “Fado Mimado”, um trabalho com a chancela D’Orfeu. 

O sábado dedica o dia às “Oficinas Zingarelhos”, a realizar às 10h00, 11h00, 14h00 e 15h00, na Biblioteca Municipal de Gondomar, e a “Papim Papa Palavras” que tem lugar, no mesmo local, pelas 11h00. O programa encerra com “Irmãos Esferovite”, que resulta de uma criação da companhia Nuvem Voadora, para ver às 16h00, no Jardim da Biblioteca.  

Além da possibilidade de ver a repetição de alguns espetáculos e da realização das oficinas, o dia 13 de junho tem como destaque a peça “Platikus”. Ondina será a personagem central desta aventura que a Krisálida apresenta no Auditório Municipal de Gondomar a partir das 16h00. 

Todas as iniciativas são de entrada gratuita. Contudo, os espetáculos no interior devem ser reservados, previamente, no portal do município de Gondomar.

O programa completo do “Ei! Marionetas” está disponível para consulta aqui.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/natal-a-mesa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=181121-sabebem64&utm_campaign=sabebem

Viva! no Instagram. Siga-nos.