A EDP Produção decidiu apoiar as tradições locais e a cultura popular com um programa de 150 mil euros para 14 projetos nacionais, conhecidos esta quinta-feira.
Os projetos premiados – de nove municípios do Norte, do Alentejo e Centro – foram selecionados entre as 122 candidaturas recebidas para a primeira edição do programa que pretende “ajudar a preservar as tradições” da cultura popular, disse António Castro, administrador da EDP Produção.
“Brincas de Évora”, um dos projetos selecionados, pretende sensibilizar a comunidade para a importância da preservação das tradições e dar reconhecimento às declamações de teatro ‘Brincas’ como património local e “único a nível nacional”. Para Rui Arimateia, as ‘Brincas’ de Évora são “muito importantes em termos de poesia e teatro popular e trazem uma identificação cultural”. De acordo com o responsável, a candidatura visava a angariação de verbas para a produção de um documentário e de um livro sobre aquela tradição de Carnaval.
A associação “Tradições de Celinda”, da Sertã, Castelo Branco, foi distinguida pelo seu projeto que visa a preservação das tradições gastronómicas e artesanais do concelho.
Para revitalizar e valorizar dois elementos-chave da cultura de Miranda do Douro – o burro mirandês e o tocador de gaita-de-foles – a Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA) organiza o festival itinerante da cultura tradicional “L Burro I L Gueiteiro”, caraterizado por criar uma rota por diferentes regiões, levando burros, gaiteiros, teatro, dança e música ao encontro das populações das aldeias. Para o representante desta associação, Miguel Nóvoa, o festival pretende demonstrar o que “cada aldeia tem para oferecer ao nível do saber e do fazer” e trazer “grupos que gostem da região e da natureza”, sendo a “qualidade e a música tradicional os principais motivadores do evento”.
Foram ainda vencedores os projetos: “Memórias da praia de São Torpes” de Sines, “Banda Filarmónica de Carviçais” de Torre de Moncorvo, “Raízes e Tradições do Baixo Tâmega” do Marco de Canaveses, “Do futuro da música ao futuro da terra” de Miranda do Douro, “Orquestras do Alentejo Litoral revisitam o Canto” de Sines, “A Dança Portuguesa a gostar dela própria” de Évora, “Bombos de Mirandela” de Mirandela, “Festa dos Reis” de Mirandela, “Banda Música do Vouga” de Sever do Vouga, “Terra Mater” de Miranda do Douro e “Gentes com história terra de memórias” de Gouveia.