PUB
CMPorto

Edifício no Porto nomeado para prémio europeu de habitação social

Edifício no Porto nomeado para prémio europeu de habitação social

Se costuma passar pela Rua da Vitória, no Porto, então poderá ser do seu interesse saber que a reabilitação deste espaço de habitação social foi distinguida. O projeto foi finalista do prémio European Collective Housing Award.

De acordo com o Porto Canal, no velho continente, são 18 os finalistas que integram esta fase final do prémio. Importa destacar que, deste lote de 18, apenas um projeto é português e encontra-se na Invicta.

Ao todo, foram feitas 171 candidaturas, sendo que a obra concebida por Carlos Machado Moura e Luís Pereira Viana mereceu destaque. Posto isto, o que é que este edifício na Rua da Vitória teve de especial para merecer uma nomeação?

Segundo o município, a chave esteve no “design rigoroso, a riqueza tátil dos materiais e a espacialidade”. Neste caso, não foram precisos muitos “ovos” para fazer uma omelete rica. Isto porque o investimento rondou os 400 mil euros e foi suficiente para dois T2 e dois T1.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Apesar da nomeação que já enche de orgulho os portuenses, o prémio caiu para a Suíça. Os helvéticos transformaram um armazém de vinho num espaço de habitação. Segundo a fonte inicial, o edifício foi construído na cidade de Basileia e tem 64 apartamentos, espaço comercial e muito mais.

O prémio europeu é promovido pelo Instituto de Arquitetura de Euskadi e tem o objetivo de salientar projetos que têm um impacto positivo nas comunidades. Para além disso, outro dos focos passa por promover o desenvolvimento urbano sustentável.

Fotografia: Fb MAVAA

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD-Bairro Feliz