Sogrape

E-Tapas & Wine Bar

E-Tapas & Wine Bar

Ovos rotos, rojões com castanhas, codornizes confitadas, ceviche de salmão, cogumelos recheados, camarão ao alho, sandocha de presunto com ovo e queijo, batatas fritas com cheddar fundido e bacon, salada verde com folhado de camarão e legumes e tiras de frango crocantes com diversos molhos … Estas são algumas das tapas que é possível provar e aprovar no E-Tapas & Wine Bar. E, atenção, porque para conseguir conhecer todas as propostas, das mais tradicionais às mais irreverentes, tem que ir ao restaurante “pelo menos 10 vezes”, alertou o chefe Carlos Barbosa.

A história da casa começou há cerca de um ano, altura em que foi desafiado a “criar 50 tapas diferentes” e ao qual disse, imediatamente, “sim”. A partir de então, surgiu uma experiência gastronómica ímpar, composta por “10 E-Tapas”, por simbolismo à “volta a Portugal”.

Aqui, todas as E-tapas começam com o “aquecimento” [momento em que os clientes são brindados com espumante, broa com chouriço, patés enigmas e provas de azeite] e terminam com a “consagração” [um pequeno gelado que acompanha com café e um néctar dos deuses], tendo entre a primeira e a décima cinco tapas distintas, todas “com nomes personalizados”. Entre elas, sobressai o “Ambrósio”, um prego de bife do lombo com queijo de 14 ervas, considerado um dos grandes ex-líbris da casa.

“No Ambrósio destacam-se os sabores do caril, da pimenta caiena e a textura da carne. É um bife de lombo maravilhoso, com sabores mais intensos”, resumiu Carlos Barbosa, fazendo ainda referência ao “sushi da terra”. Este último trata-se de um sushi atípico, recheado com carnes, fumados vários tipos de queijos.

Habitualmente, todos os momentos são “surpresa”, porque a partir do momento em que os clientes escolhem a E-Tapa a degustar não sabem o que o chefe levará para a mesa. “Só pergunto se são alérgicos a algum produto ou se não gostam de algo e deixam-se levar por mim”, salientou.

E se, por acaso, for necessária alguma coisa basta apenas “chamar o chefe”, que além de recolher os pedidos e preparar as refeições, ainda as leva à mesa, com bastante satisfação. Depois de concluída a 9 E-Tapa, Carlos Barbosa oferece a décima, uma e-tapa “criada especialmente para o cliente”, com base nas apreciações que vai fazendo ao longo das restantes, e anotadas num cartão próprio para o efeito.

Além das famosas tapas, o E-Tapas & Wine Bar dispõe ainda de pratos, como o robalo ao sal, acompanhado de arroz malandro de filete de robalo e gambas, o polvo à croata, confecionado em azeite e coentros, durante várias horas, a vitela assada com molho de pinhão e vinho do Porto, o naco de vitela com molho de trufa, os filetes com molho de marisco e o “Escondidinho”, que é um cozido à portuguesa dentro de um pão.

Independentemente do número de vezes que visitar o restaurante, a garantia é que cada experiência gastronómica será sempre “única” e especial. E, certamente, só ficará verdadeiramente completa com a degustação da sobremesa, com destaque para a “rica tola”, uma rabanada que acompanha com uma bola de gelado e doce de ovos.

Horário de funcionamento: Todos os dias das 11h00 às 23h00.

E-Tapas & Wine Bar
Rua do Vale n.º 456, Penafiel
Contacto 913 329 768

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem