PUB
recheio 2025 2º

E quando o Porto recebeu uma corrida de Fórmula 1 nos anos 50?

E quando o Porto recebeu uma corrida de Fórmula 1 nos anos 50?

À data de hoje, a Fórmula 1 continua a reunir bastantes fãs em todo o mundo. No entanto, não podemos dizer que é uma coisa só da atualidade, já que há várias décadas que este desporto automóvel tinha sucesso além fronteiras.

Tanto assim é que, no ano de 1958, o Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 aconteceu na cidade do Porto. Foi no dia 24 de agosto e a prova decorreu no Circuito da Boavista, com alguns nomes bastante grandes da modalidade (via Agenda Cultural do Porto).

O percurso do Circuito da Boavista

O percurso do Circuito da Boavista tinha uma extensão de 7,4 quilómetros. Ao todo, a mesma fonte de informação avança que os pilotos tiveram de completar 55 voltas, o que perfez um total percorrido superior a 407 quilómetros.

Conforme se pode ler na Tribuna Expresso, o percurso passou ainda por zonas como a Foz ou a Circunvalação. Com base nos dados da Federação Portuguesa de Automobilismo, consta que, na época, estiveram mais de 100.000 pessoas a ver a prova.

Os relatos mencionam um dia de bastante entusiasmo no Porto, recheado de uma multidão fervorosa por ver a adrenalina da Fórmula 1.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

E a corrida em si?

Quanto à corrida em si, o grande vencedor foi o britânico Stirling Moss, que conduzia um Vanwall. O tempo registado foi de 2:34:21, o que lhe garantiu a pole position e a vitória. Pela frente, teve um dos seus grandes rivais Mike Hawthorn.

Não deixa de ser curioso que, apesar da rivalidade, foi Moss que impediu que Hawthorn fosse desqualificado da prova. Isto porque, supostamente, Hawthorn teria percorrido alguns metros em sentido contrário, por ter tido um problema elétrico no carro.

Na altura, Moss terá alertado que o percurso foi feito fora da pista, pelo que deveria continuar a prova. O alerta acabou por ser ouvido e Hawthorn voltou à prova, tendo alcançado um honroso 2º lugar pela equipa da Ferrari.

Também por isso, o Porto fica para a história da Fórmula 1. Não só por ter recebido uma prova de grande calibre, mas também pelo momento de desportivismo louvável que viu acontecer na sua própria cidade.

Fotografia: restosdecoleccao
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer