É já nesta quarta-feira, dia 18 de dezembro, que a STCP ajusta os seus horários para o período de “Férias Escolares/Natal” na maioria das linhas, mantendo esta programação até 3 de janeiro de 2025. A exceção aplica-se às rotas de Vila Nova de Gaia, que terão um calendário específico devido ao cronograma escolar local.
Em Vila Nova de Gaia, as linhas da série “900” só entram no horário especial na segunda-feira, dia 23 de dezembro. Até lá, as operações seguem o horário habitual. Já nas restantes áreas servidas pela STCP, a mudança para o regime de férias começa imediatamente.
Este ajuste, que é realizado todos os anos nesta época, reduz a frequência de autocarros em linhas que atendem escolas e reforça o serviço em rotas mais movimentadas durante as festividades.
A somar a isso, também as linhas da Metro do Porto enfrentam alterações, de momento, por outro motivo: uma greve convocada pelo Sindicato dos Maquinistas (SMAQ). A informação é enviada pela empresa de transportes portuense em nota à imprensa.
Entre os dias 17 e 22 de dezembro, os horários de operação da Metro serão alterados, com destaque para a Linha Amarela (Hospital São João-Santo Ovídio), onde os comboios passam a cada 6 minutos nos dias úteis e a cada 10 minutos nos fins de semana.
Já no troço Senhora da Hora-Estádio do Dragão, a circulação será de 4 em 4 minutos nos dias úteis e de 6 em 6 minutos no fim de semana. A empresa alerta para possíveis impactos na circulação devido a estas mudanças.