PUB
Galiza3

É fã de corrida? Há 2 grandes provas no Porto já com inscrições abertas

É fã de corrida? Há 2 grandes provas no Porto já com inscrições abertas

As ruas do Porto vão, mais uma vez, encher-se de energia e determinação com a realização de duas das provas mais emblemáticas da cidade: a Meia Maratona e a Maratona do Porto. As inscrições já estão abertas para ambas as competições, que terão lugar a 14 de setembro e a 2 de novembro, respetivamente.

A organização está já a preparar todos os detalhes para garantir que os participantes – que costumam vir de dezenas de países – encontrem as melhores condições para superar os desafios dos 21 e 42 quilómetros.

Percursos e modalidades

A Meia Maratona do Porto, que chega à sua 18.ª edição, terá início na Avenida de Dom Carlos I, na Foz do Douro, e oferece duas distâncias: a tradicional prova de 21 quilómetros e uma versão mais acessível de cinco quilómetros.

Já a Maratona do Porto, que celebra a sua 21.ª edição, mantém a partida na Via do Castelo do Queijo, junto ao Sealife, e a meta no Queimódromo. Além da distância oficial de 42,195 quilómetros, os atletas podem optar por percursos alternativos de 10 quilómetros e seis quilómetros, pensados para quem deseja participar sem enfrentar a exigência total da maratona.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Inscrições e curiosidades

Os interessados podem garantir a sua vaga através do site oficial do evento, sendo que os valores de inscrição variam consoante a antecedência da reserva.

Na edição de 2024, a Meia Maratona do Porto foi dominada pelos quenianos Gilbert Kibet e Cynthia Chemweno, enquanto a Maratona teve como vencedores a também queniana Naom Jebet e o ugandês Abel Chelangat.

Como habitual, a Câmara Municipal do Porto apoia a realização destas provas, que se tornaram um marco no calendário desportivo da cidade.

Fotografia: Porto.
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer - sacão