
Os voos no Aeroporto Francisco Sá Carneiro foram interrompidos esta quinta-feira de tarde, durante cerca de 40 minutos. Em causa esteve o “avistamento de um drone” por parte de um piloto no espaço aéreo nas imediações da pista.
Fonte oficial da NAV Portugal, entidade responsável pela gestão do espaço aéreo nacional, explicou ao Notícias ao Minuto que o comandante de um voo que tinha descolado do Porto avistou o equipamento no ar, “a 5 mil pés de altitude, cerca de 1,5 km”.
Perante a situação, de acordo com o protocolo da NAV, “as autoridades suspenderam as operações e procuraram avistar o drone”, mas não conseguiram.
Assim, entre as 14h10 e as 14h50, as descolagens e as aterragens estiveram interrompidas no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.
A mesma fonte disse ainda que nesse período deveria ter aterrado um voo da Turkish Airlines, que acabou por ter de “divergir para Lisboa”.
Recorde-se que a aviação civil reportou 16 incidentes com ‘drones’ no primeiro semestre deste ano, segundo dados da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), que instaurou 15 processos contraordenacionais em 2017 e dois até final de junho.