A iniciativa arranca às 10h00, com a leitura de um excerto do espetáculo que Nuno Carinhas e Fernando Mora Ramos vão estrear naquele palco em março de 2015. E em comunicado enviado às redações, o TNSJ adianta que será “o próprio Sarrazac – professor emérito da Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3, discípulo de Bernard Dort, companheiro de estrada de Roland Barthes e autor de uma vintena de peças – que dará início à conversa”.
Segundo explicou, “O Fim das Possibilidades” retrata um momento em que “o mundo está em crise, a máquina bloqueada, o desemprego e a miséria não param de crescer, populações inteiras são expulsas do círculo virtuoso do crescimento”. De referir que a obra do francês representa uma parábola satânica, na qual Deus envia aos humanos um emissário chamado Satã, funcionando como uma reflexão sobre a “crise económica, social, política” que a Europa atravessa. Para além do diretor artístico Nuno Carinhas e de Jean-Pierre Sarrazac, o primeiro painel da conferência integra a professora e investigadora Alexandra Moreira da Silva e o ensaísta e tradutor João Barrento. “A segunda parte, com início marcado para as 15h00, é moderada por Pedro Sobrado, coordenador do departamento de edições do TNSJ e dramaturgista. A escritora Alexandra Lucas Coelho, o encenador Fernando Mora Ramos, o dramaturgo Jacinto Lucas Pires e o consultor de comunicação e professor José Vítor Malheiros integram o painel da tarde”, pode ler-se na nota de imprensa do espaço cultural.
A iniciativa, de participação gratuita, surge no âmbito do Fórum do Futuro 2014, evento comissariado pelo pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto que envolve várias instituições científicas e culturais da cidade na discussão do futuro nas suas múltiplas perspetivas.