
A PSP do Porto divulgou ter sido chamada à Universidade Fernando Pessoa ao início da tarde por causa de dois indivíduos que se encontravam fechados numa sala “ameaçando suicidar-se”, situação que acabou resolvida cerca das 18h30. Um ex-aluno e um outro ainda aluno inscrito no 1º ciclo de estudos de Ciência Política e Relações Internacionais fecharam-se numa instalação sanitária do edifício da Escola de Estudos Pós-graduado e de Investigação.
A subcomissário Sílvia Caçador explicou que depois do alerta “foram acionados meios para o local, tendo-se confirmado a situação, não havendo armas envolvidas ou qualquer refém”.
Acrescentou que “foi iniciado o diálogo, tendo sido possível demovê-los das suas intenções pelas 18h30, não se registando quaisquer incidentes”.
Numa mensagem enviada aos alunos, a instituição sublinha, contudo, que o incidente afetou pouco o funcionamento da universidade.
No edifício “não decorriam, no momento, quaisquer atividades letivas e nunca esteve em risco a segurança de pessoas. Os funcionários que se encontravam no edifício saíram de imediato e em segurança”, refere a instituição.
A Fernando Pessoa diz ainda que “durante o tempo em que os indivíduos estiveram naquele edifício foram seguidas as indicações das forças de segurança, não tendo sido necessária a evacuação da Universidade, mas apenas reduzida a circulação nas imediações”.
“Desconhecemos as declarações que os referidos indivíduos terão prestado às autoridades de segurança, para justificação do seu inusitado comportamento mas, logo que as conheçamos, não deixaremos de informar toda a comunidade da UFP”, acrescenta a nota.
De acordo com a PSP, os dois “indivíduos foram conduzidos ao departamento policial para identificação e para elaboração do respetivo expediente, que será encaminhado para entidades competentes”.