PUB
Santander até 31-12

Doadores do corpo à ciência e ao ensino são homenageados esta sexta-feira

Doadores do corpo à ciência e ao ensino são homenageados esta sexta-feira

A Câmara do Porto e a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) promovem esta sexta-feira uma homenagem a quem doa o seu corpo à investigação científica e ao ensino, nomeadamente na área das ciências da saúde.

Refira-se que a sessão realiza-se a partir das 15h30 no Serenarium do Cemitério de Agramonte, que é o local onde repousam as cinzas dos doadores quando terminado o processo de investigação.

A sessão inclui, ainda, dois momentos musicais assegurados pelo Grupo de Fados de Medicina do Porto e por Diogo Bento, estudante do primeiro ano do Mestrado Integrado em Medicina, com o objetivo de  “prestar homenagem aos doadores que estão vivos e às suas famílias, que são uma peça fundamental de todo este processo”, como explica Dulce Madeira, coordenadora da Unidade de Anatomia da FMUP.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Aquela entidade recebeu na última década uma média anual de 12 a 15 cadáveres para estudo e investigação, que têm contribuído para manter ativo o Programa de Doação Cadavérica do Departamento de Biomedicina da FMUP, criado em 1980.

Recorde-se que, em 2016, a Câmara do Porto celebrou protocolos com a FMUP e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), tendo por objetivo dar um destino final aos corpos doados a essas instituições para apoio à investigação científica, os quais passaram a ser cremados no Prado do Repouso e inumados em Agramonte.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/festas-felizes-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=1123-sabebem76&utm_campaign=sabebem