
A Rede Expressos lançou uma nova iniciativa que coloca à disposição dos passageiros mais de 5.000 bilhetes por mês a apenas 1,95€, para viagens entre o Porto, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Braga e Guimarães.
Como é referido, em nota enviada à imprensa, esta medida procura responder ao aumento significativo de utilizadores nestes percursos, fruto da crescente mobilidade na região Norte.
A intensificação do mercado imobiliário nas áreas metropolitanas, como o Porto, tem levado muitos cidadãos – sobretudo portugueses e brasileiros – a fixarem-se em cidades vizinhas onde os custos de habitação são mais reduzidos.
Como consequência, há um novo tipo de procura por opções de transporte económico e frequente. Entre 2024 e 2025, a empresa assinala um crescimento expressivo no número de passageiros: as viagens entre Braga e Porto dispararam 118%, enquanto o trajeto Guimarães–Porto cresceu 97%.
Também a ligação direta ao aeroporto tem registado maior procura, não só por parte de residentes, mas também por turistas. A empresa acredita que este eixo poderá fortalecer ainda mais o turismo na região.
Celso Silva, responsável pelo marketing da Rede Expressos, sublinha que a transportadora “está empenhada em criar corredores e ligações entre cidades, dando resposta aos novos desafios de mobilidade impostos pela atual conjuntura socioeconómica”.
O próprio acrescenta ainda que a empresa continuará “firmemente a promover uma mobilidade mais justa, partilhada e sustentável, garantindo preços verdadeiramente acessíveis e recusando, de forma clara, quaisquer taxas adicionais que apenas servem para encarecer o custo final das viagens para os passageiros”.