PUB
Galiza

Do Porto a Gaia de barco? Vem aí um “novo” transporte e só custa 1,40€

Do Porto a Gaia de barco? Vem aí um

É já a partir das 7h30 desta sexta-feira, dia 27 de junho, que vão arrancar as viagens fluviais que ligam o Cais do Ouro (Porto) e a Afurada (Gaia). O trajeto em questão vai acontecer numa base diária, até ao mês de outubro. 

Tal como refere o JN, a operação fica ao encargo da Transportes Metropolitanos do Porto (TMP), que é atualmente liderada por Marco Martins. Recorde-se que esta ligação já estava interrompida há vários anos. 

Trata-se de um “sonho” de ambas as autarquias e que se torna possível, com viagens entre 7 e 8 minutos. De cada vez, poderão viajar 20 passageiros, sendo que vai haver um validador a bordo. Para comprar bilhete, poderá adquirir um Andante com viagem Z2 (1,40 euros) ou comprar o bilhete a borda por 2,25 euros. Quem tiver os passes metropolitano e municipal poderá usar esses títulos também.

De segunda a quinta-feira, as viagens vão acontecer entre as 7h30 e as 20h, com 13 viagens em cada sentido. À sexta-feira, haverá 15 viagens em cada sentido, com operações até às 22h. No sábado, o número volta a ser reduzido para 13 e no domingo baixa para 11. De qualquer forma, é expectável que possam haver ajustes, em função da procura.

Nas palavras de Marco Martins, citado pelo JN, “é a primeira operação de raiz da TMP e queremos que seja a primeira de muitas, tanto em terra como no rio, porque o objetivo da empresa é melhorar a mobilidade na Área Metropolitana do Porto”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Até ao dia 25 de outubro, o transporte fluvial representará uma espécie de “estudo de mercado” para a TMP. Em função dos resultados decorrentes desse estudo, a empresa avaliará em que medida será dada continuidade ao serviço.

A TMP explica ainda que “o objetivo é reunir esses dados e lançar um concurso para a concessão da travessia”. É acrescentada também a possibilidade de ser criado um modelo semelhante, para ligar Gramido (Gondomar) a Avintes (Gaia).

Este teste-piloto da Transportes Metropolitanos do Porto vai ficar por cerca de 160.000 euros. É de salientar que o serviço vai ser prolongado entre sexta-feira (27) e segunda-feira (30), por causa do São Pedro da Afurada.

Na prática, em vez de acabar às 20h, o serviço irá encerrar por volta da 1h. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer - sacão