Em comunicado é descrito que “a STCP melhora os resultados operacionais em 42% e os resultados líquidos em 15%”, sendo que a procura “cresceu 0,3%, invertendo tendência de quebra”.
A STCP encerrou 2016 com um total de 69,4 milhões de clientes transportados, o que corresponde a um acréscimo de 200 mil passageiros face ao ano anterior, também de acordo com o relatório e contas que esta semana foi depositado pela sociedade junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
“Esta é a primeira vez em seis anos que a empresa regista um crescimento da procura, com um aumento de 0,3%, invertendo uma tendência negativa, recuperando a confiança dos clientes e voltando a ganhar cota de mercado”, refere a STCP à Lusa.
O relatório entregue ao regulador será apresentado em assembleia-geral a realizar no dia 30 deste mês.
Aumento do número de clientes da STCP
No comunicado lê-se que “o aumento do número de clientes da STCP foi especialmente notório ao longo do segundo semestre do ano, período em que a empresa conquistou mais de um milhão de novos clientes”.
Esse aumento, continua a Sociedade Transportes Coletivos do Porto, “teve reflexos diretos a nível dos resultados, com melhorias significativas em diferentes indicadores”.
“A receita aumentou 1% face a 2015, situando-se nos 42,7 milhões de euros, ao passo que os custos operacionais foram reduzidos em 2,2%, diminuindo para os 47,7 milhões de euros. Do rácio entre ambas as colunas resulta uma taxa de cobertura de 89,3%, superior em 3,3 pontos percentuais à alcançada em 2015”, aponta.
A análise ao relatório acrescenta que os resultados operacionais apresentam uma melhoria de 42%, para os 12,3 milhões de euros negativos, enquanto em termos de resultados líquidos verifica-se um desagravamento de 4,8 milhões de euros face ao ano anterior, com perdas de 26,8 milhões de euros.
Diminuição da dívida remunerada
Em suma, a dívida remunerada da STCP terminou o ano com uma diminuição de 13% quando comparada com o período homólogo, cifrando-se agora em cerca de 370 milhões de euros.
São considerados como outros dados relevantes do exercício de 2016 o investimento nos recursos humanos da empresa que inclui a contratação de 108 novos motoristas.
“A taxa de cumprimento dos serviços planeados melhorou substancialmente, sendo agora de 95%, bem como o aumento da produção: os autocarros da STCP percorreram 21 milhões de quilómetros, mais 5,7% do que no ano precedente”, termina a nota.