AQUACIN NF

Distinguido projeto do Herbário do Museu de História Natural e da Ciência

Distinguido projeto do Herbário do Museu de História Natural e da Ciência

Cristiana Vieira, curadora do Herbário (PO) do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP), recebeu uma das dez bolsas concedidas pela International Association for Plant Taxonomy [Associação Internacional de Taxonomia das Plantas] no âmbito do programa “Small Collections Grants”, destinado à promoção de coleções de herbário em todo o mundo.

Foram apresentadas 107 candidaturas à edição de 2019 do programa “Small Collections Grant” mas apenas dez foram selecionadas para financiamento. Entre elas está o projeto concebido e coordenado por Cristiana Vieira – “Segredos Africanos do atraso no PO Herbário: revelando colecionadores africanos do século XIX e espécimes trazidos em missões botânicas privadas”.

Este projeto tem como principal objetivo o estudo e a promoção das coleções botânicas integradas no Herbário do MHNC-UP que foram constituídas no contexto de missões privadas a África realizadas entre 1912 e 1970, e que se encontram ainda por catalogar.

Este património inclui mais de 15.000 exemplares, dos quais 3000 representam grupos botânicos como algas, fungos, líquenes, briófitas (entre as quais os conhecidos “musgos”) e pteridófitas (entre as quais os conhecidos “fetos”).

Com este projeto, pretende-se dar a conhecer – através da recolha de imagens de alta resolução de toda a coleção Africana e da construção de uma base de dados robusta – as viagens realizadas, os seus protagonistas e todas as informações relevantes acerca dos exemplares que foram recolhidos.

Foto: MHNC-UP

PUB
www.pingodoce.pt/responsabilidade/premio-literatura-infantil/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=pli