
Decorre até domingo a 9.ª edição da Semana dos Direitos da Juventude em El Prat de Llobregat, Barcelona, que conta com a participação de 15 jovens portuenses entre os 150 participantes.
Refira-se que a comitiva lusa integra este intercâmbio europeu ao abrigo da parceria entre a Fundação da Juventude e a Câmara do Porto.
Assim, os jovens encontram-se a participar ativamente em workshops, grupos de trabalho e atividades lúdicas baseadas na proposta educacional “Encoratja’t” em desenvolvimento pela organização Fundesplai, que trabalha a coeducação para uma sociedade mais igualitária, livre de discriminações e de qualquer forma de violência.
Com o objetivo de consciencializar e denunciar realidades existentes em torno destas temáticas, aqui serão debatidas questões sobre violência zero e igualdade de género.
A participação dos jovens do Porto e os seus conhecimentos, reflexões e opiniões sobre o tema vão permitir que o mesmo grupo possa ser protagonista numa experiência de construção de uma proposta comum a implementar pela Câmara do Porto, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Direitos Humanos, que se assinala a 10 de dezembro.