PUB
Recheio 2024 Institucional

Direção Regional de Cultura do Norte espera investir cerca de 13 milhões de euros até 2018

Direção Regional de Cultura do Norte espera investir cerca de 13 milhões de euros até 2018
A Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) indicou esta segunda-feira o plano para os investimentos programados até 2018 no âmbito das candidaturas ao Programa Operacional Norte 2020. No total haverá um investimento de 13 milhões de euros.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Em comunicado, a DRCN, que adiantou que os investimentos em causa são comparticipados em 85%, lembrou que a sua estratégia “visa a descentralização do investimento, alargando as suas ações a todo o território, num plano de trabalho em rede que contempla, igualmente, dioceses, autarquias e agentes culturais locais, com os quais a DRCN estabeleceu já protocolos de colaboração”.

Desta forma, as candidaturas em causa incluem a rota das catedrais do Norte de Portugal, que abrange sete sés da região – Braga, Bragança, Lamego, Miranda do Douro, Porto, Vila Real e Viana do Castelo -, englobando um investimento de 2,5 milhões de euros.
Entre os projetos estão também os Mosteiros do Norte, do mesmo montante do anterior e também até 2018, que “visa dar continuidade às intervenções de consolidação do edificado já anteriormente realizadas nos Mosteiros de Arouca, Grijó, Rendufe, Tibães, Pombeiro e Vilar de Frades”.
Também com um investimento previsto de 2,5 milhões de euros estão os projetos dos Museus a Norte (a incidir sobre o Museu de Lamego, Paço dos Duques, Museu da Terra de Miranda e Museu dos Biscainhos) e os Castelos a Norte, com a intervenção no Castelo de Montalegre, Castelo de Monforte de Rio Livre (Chaves), Castelo de Outeiro (Bragança), Castelo de Mogadouro e Castelo de Miranda do Douro.
A candidatura para a reabilitação da Igreja de Santa Clara, no Porto, tem um valor de dois milhões de euros, enquanto os projetos Artes no Território a Norte e os Dias do Património a Norte têm um montante previsto de 400 mil euros cada.
PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz