RECHEIO 50 ANOS

Direção Geral de Saúde atualiza recomendações de vacinação

Direção Geral de Saúde atualiza recomendações de vacinação

Esta quarta-feira, a Direção Geral de Saúde (DGS) emitiu um comunicado onde dá a conhecer duas novas recomendações no plano de vacinação. 

A primeira diz respeito à vacina contra a covid-19 da AstraZeneca, que, segundo destaca, é “eficaz” em pessoas com idade igual ou superior a 65 anos e, por isso, pode ser administrada neste grupo restrito.  

A sua utilização passa a ser permitida “sem reservas a partir dos 18 anos, dada a sua segurança, qualidade e eficácia comprovadas, tal como foi aprovado pela Agência Europeia de Medicamentos”, lê-se na nota divulgada. 

A decisão, acrescenta, tem “suporte na divulgação de dados conhecidos nos últimos dias”. “Os novos estudos conhecidos mostraram agora, com base em metodologias científicas robustas, que a vacina da AstraZeneca é eficaz em indivíduos com 70 ou mais anos, quer na prevenção da covid-19, quer na redução das hospitalizações por esta doença, reforçando os dados iniciais de que esta vacina é capaz de produzir anticorpos eficazes no combate à infeção por SARS-CoV-2, mesmo em pessoas mais velhas”. 

A DGS procedeu também a uma atualização dos grupos prioritários, que passam a incluir, na primeira fase, pessoas com trissomia 21, dado o “risco acrescido de evolução para covid-19 grave”. Adicionalmente, será implementado um plano para vacinar, nesta fase, docentes e não docentes do setor público, privado e cooperativo. 

De referir que, até então, já foram administradas 1.055.085 vacinas contra a covid-19 em Portugal, revelou a República, no Twitter. Das vacinas já administradas, 757.663 dizem respeito a primeiras doses e 297.422 a segundas inoculações. 

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/comida-fresca-takeaway/encomendas/menu-seleccao-do-chef/menu-dia-dos-namorados-3/?utm_source=cm&utm_medium=cpc&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=diadosnamorados&utm_campaign=menudochef