PUB
Recheio 2024 Institucional

Direção de Cultura quer Igrejas das Carmelitas e do Carmo como Monumento Nacional

Direção de Cultura quer Igrejas das Carmelitas e do Carmo como Monumento Nacional

Publicado esta terça-feira em Diário da República (DR), o “projeto de decisão” menciona a proteção e as restrições a que a referida zona da freguesia da Vitória já estava sujeita desde 2008, por se encontrar “em vias de classificação”. O Estado pretende, então, classificar como Monumento Nacional as igrejas dos Carmelitas Descalços e de Nossa Senhora do Monte do Carmo e criar uma Zona Especial de Proteção (ZEP) na envolvente. A referida proposta – que vai ser agora apresentada ao Secretário de Estado da Cultura – defende que as fachadas dos imóveis do conjunto sejam “integralmente preservadas, no seu desenho, morfologia e revestimento”.
Tal como mencionou o diretor da DGPC, Elísio Summavielle, se no prazo de 30 dias úteis não forem apresentadas quaisquer observações, a classificação e a ZEP serão efetivadas.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem