
O primeiro bebé do Centro Materno Infantil do Norte (CMIN) nasceu ontem, segunda-feira, pelas 15h58 horas, de cesariana, num parto “menos difícil” do que o da unidade hospitalar, que precisou de décadas, referiu o presidente da administração. Segundo fonte do hospital, o nome do bebé, Dinis, surge em homenagem ao nome da Maternidade Júlio Dinis, que passou a integrar o CMIN – Albino Aroso, gerido pelo Centro Hospitalar do Porto.
“Ficámos muito satisfeitos porque foi um objetivo conseguido. Esta cesariana foi menos difícil. O CMIN foi um parto dificílimo. Que venham muitos e que a natalidade cresça, que bem precisa”, afirmou o presidente do Centro Hospitalar do Porto, Sollari Allegro, referindo-se ao facto de Dinis ter sido a primeira criança a nascer num projeto hospitalar com várias décadas de impasse. Aliás, o CMIN, inaugurado há cerca de um mês, está previsto desde 1991 e é uma obra orçada em mais de 40 milhões de euros, com financiamento comunitário de 21,7 milhões.
No edifício principal foram instaladas as valências de internamento de Ginecologia, Obstetrícia e Pediatria, faltando, agora, concluir as fases dois e três: abertura da consulta externa e do parque de estacionamento, respetivamente. De acordo com Sollari Allegro, a consulta externa deve estar operacional “até antes do final de junho do próximo ano”.