“O presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Eduardo Pinheiro, designou José Manuel Dias da Fonseca para a presidência da Casa da Arquitetura-Centro Português de Arquitetura, que abrirá as portas das suas novas instalações no dia 16 de junho, no antigo edifício da Real Vinícola, em Matosinhos”, anunciou a câmara, em comunicado.
Segundo a autarquia, “Dias da Fonseca presidiu até aqui à Assembleia Geral da Associação Casa da Arquitetura substituindo agora Guilherme Pinto na presidência da instituição, na sequência do falecimento, a 8 de janeiro, do ex-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos”.
Licenciado em Economia, José Manuel Dias da Fonseca presidiu à Fundação Casa da Música durante nove anos, tendo sido também presidente da AICEP, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos e presidente da Real Vida Seguros. Atualmente é group chief executive da seguradora MDS, ocupando ainda cargos em diversas instituições nacionais e internacionais.
Em comunicado, o presidente da Câmara de Matosinhos, Eduardo Pinheiro, sublinha que “para além de ser um dos matosinhenses mais ilustres e capacitados, e com um contributo indiscutível para a afirmação cultural de Matosinhos”, Dias da Fonseca “tem o reconhecimento necessário para dirigir o maior projeto da área da divulgação e promoção da arquitetura em Portugal, que sempre acompanhou”. “A sua presidência é para mim uma garantia suplementar de sucesso da Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitetura”, destaca o autarca.
A recomposição dos órgãos sociais da Casa da Arquitetura implica ainda, de acordo com a autarquia, que o presidente da Câmara Municipal de Matosinhos presida a partir de agora à Assembleia Geral da instituição, que passará também a contar com o presidente da Metro do Porto, Jorge Moreno Delgado, e com o arquiteto Gonçalo Byrne.
Na comissão executiva mantêm-se o diretor, Nuno Sampaio, e o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos, Fernando Rocha.
A Casa da Arquitetura-Centro Português de Arquitetura é um projeto de âmbito nacional dedicado à divulgação, ao arquivo e à valorização da arquitetura.
No seu acervo estão já representados, entre outros, projetos e maquetas dos três Prémios Pritzker de língua portuguesa: Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura e Paulo Mendes da Rocha.
A nova casa da instituição, um espaço com 4.700 metros quadrados no antigo quarteirão industrial da Real Vinícola, que está a ser totalmente reabilitado pela Câmara Municipal de Matosinhos, abrirá portas no dia 16 de junho com a exposição “Poder: Arquitetura”.