O Dia Mundial do Teatro é assinalado na cidade do Porto através de várias iniciativas e uma delas chega mesmo até aos elétricos históricos.
Assim, entre as 14h e as 18h todos aqueles que decidirem viajar na Linha 1 (Infante-Passeio Alegre) ou na Linha 18 (Carmo-Passeio Alegre) terão a oportunidade de assistir a uma intervenção teatral interpretada por atores residentes, caraterizados como personagens de época e que se pretende que interajam com o público.
“Sentar-se ao lado de uma camponesa nascida em 1895, encantada por andar de carro elétrico pela primeira vez, conversar com uma peixeira que regressa depois de um dia longo de trabalho na venda do peixe, ou ouvir poesia pela voz de Fernando Pessoa são algumas das situações planeadas para a tarde de segunda-feira”, revela a STCP.
Por outro lado, a Seiva Trupe irá juntar a esta data a celebração do primeiro aniversário da apresentação pública da companhia na Sala Estúdio Perpétuo, que a acolhe. A partir das 21h15 terá lugar uma sessão de teatro, poesia e música dedicada a António Reis, co-fundador da companhia e, também, do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI).
No Teatro Nacional São João, o Dia Mundial do Teatro é marcado pelo lançamento da coleção de livros Empilhadora, que ganhará um novo volume com o lançamento de Falhar melhor. Esta obra de James Knowlson é a “única biografia ‘autorizada’” de Samuel Beckett (1906-1989), marcante dramaturgo irlandês. A iniciativa tem início às 19h e é de entrada livre.
Foto: Filipa Brito