PUB
Recheio 2024 Profissional

Dia Mundial do Sono: 7 dicas para dormir melhor

Dia Mundial do Sono: 7 dicas para dormir melhor

Uma boa noite de sono é meio caminho andado para uma vida saudável. Dessa forma, a VIVA! compilou um conjunto de sete dicas para partilhar com os seus leitores e ajudar a que possam usufruir de uma melhor qualidade de vida.

Estabelecer uma rotina de sono

Além de deixar a pele mais bonita e melhorar o humor, uma rotina de sono ajuda a fortalecer o sistema imunitário e a prevenir doenças. Apesar das horas de sono recomendadas variarem de pessoa para pessoa, o aconselhável para um adulto é entre as 7 e as 9 horas, sendo muito importante estabelecer uma hora fixa para deitar e acordar. Dessa forma, o corpo cria um “relógio biológico” e permite que o sono chegue de forma natural e tenha uma melhor qualidade.
Estabelecer os mesmos hábitos antes de deitar, tais como beber um copo de água, lavar os dentes e vestir o pijama, também ajuda a mente a identificar que está a chegar a hora de dormir.

Praticar exercício físico

Ao praticar exercício físico de manhã ou à tarde, o corpo gasta mais energia, aumentando assim a necessidade de descanso ao final do dia. Além disso, liberta neurotransmissores que diminuem o stress e a ansiedade, que por vezes são as principais causas da dificuldade em adormecer, promovendo uma sensação de bem-estar.

Evitar sestas durante o dia

A fim de ter sono à hora de dormir, deve evitar fazer sestas. Mas, se não conseguir resistir à sesta depois de almoço, não exceda os 30 minutos de modo a não interferir com o sono da noite.

Ter uma boa alimentação

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Uma alimentação saudável geral já ajuda a que tenha, também, um sono saudável, no entanto é o jantar que mais pode influenciar negativamente a hora de dormir. Deve optar sempre por uma refeição ligeira e, se ficar com fome, não ingerir alimentos com açúcar pois podem causar agitação.

Desligar aparelhos eletrónicos 30 minutos antes de ir dormir

Segundo vários estudos realizados, foi comprovado que a luz dos aparelhos eletrónicos estimula o cérebro, o que complica o processo de adormecer. Por isso, é aconselhável que resista à tentação e se mantenha longe destes aparelhos pelo menos 30 minutos antes de dormir.

Criar um ambiente de baixa luz e confortável

O conforto é um fator importantíssimo na hora de dormir. Opte por uma roupa larga e confortável, verifique se as persianas estão bem fechadas para os raios de sol não incomodarem de manhã e escolha uma almofada e colchão de qualidade. Existem algumas plataformas que disponibilizam áudios de “ruído branco” ou ASMR, como sons da natureza, ou até vídeos, como conduzir à noite (em primeira pessoa) com a chuva a cair, sons e imagens que geralmente causam relaxamento e sonolência.
Já para quem tem dificuldade em adormecer devido ao ruído envolvente, o uso de tampões auriculares para dormir é aconselhado.

Ler um livro

Ler um conto leve e agradável pode ajudar a relaxar e fazer com que o sono chegue mais rápido. Outras atividades que promovem o relaxamento, tais como, um banho quente, beber um chá de camomila ou valeriana, fazer meditação, pintar ou ouvir música calma, podem também ajudar a adormecer e ter um sono mais tranquilo.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem