PUB
Recheio 2024 Institucional

Dia Mundial do Cancro assinala-se com mensagem de prevenção para a doença

Dia Mundial do Cancro assinala-se com mensagem de prevenção para a doença

“Eu Sou e Eu Vou” é o tema da campanha global do Dia Mundial do Cancro, que se assinala esta terça-feira, 4 de fevereiro, e que pretende promover uma maior consciencialização para a problemática do cancro. 

No âmbito da campanha mundial do Dia Mundial do Cancro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro destaca a “relação entre a deteção e diagnóstico precoce, com um aumento de taxa de sobrevivência ao cancro e uma melhoria da qualidade de vida; a importância do investimento em literacia em saúde e a premência da equidade no acesso aos cuidados em oncologia”.

O Dia Mundial do Cancro celebra-se, anualmente, no dia 4 de fevereiro e destina-se a salvar vidas humanas, através da sensibilização e da educação. “Representa uma tentativa de criar oportunidades para se falar de cancro, focando diversas temáticas relacionadas. Nesse sentido, a União Internacional de Controlo do Cancro (UICC), entidade promotora da iniciativa, propôs para o triénio 2019-2021 a campanha ‘Eu Sou e Eu Vou’, operacionalizada em Portugal pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, associada da UICC desde 1983”. 

A Liga Portuguesa Contra o Cancro pretende “constituir uma luta em todas as frentes: na prevenção, diagnóstico precoce, rastreio, tratamento, no apoio ao doente e às famílias”.

Segundo o comunicado enviado à VIVA!, um em cada três cancros pode ser evitado pela redução dos riscos comportamentais, pelo que a efeméride vem reforçar a importância da adoção de hábitos de vida saudáveis. 

Consciente da importância da investigação científica em oncologia e da necessidade de apoio financeiro que os jovens investigadores em Portugal têm, nesse dia, a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte (LPCC-NRN) vai entregar 15 bolsas de investigação na área do cancro, no valor de 180 mil euros.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“A investigação científica, a inovação e o conhecimento são conceitos fundamentais para o avanço das sociedades, assim como para a melhoria das condições de saúde da população. A aposta na investigação é um incentivo de combate à doença”, salienta a nota. 

A cerimónia está marcada para as 11h, na sede da LPCC-NRN (Areosa).  Os 15 jovens investigadores vão falar das suas experiências, partilhar as suas expectativas e projetar as suas ideias.

Ao longo de todo o dia, em toda a região Norte, irão decorrer iniciativas em escolas, poder central/local, empresas, instituições, unidades de saúde, farmácias e comunidade em geral. Destaque ainda para “a ação de sensibilização numa superfície comercial do Porto (Arrábida Shopping) e uma conferência sobre Formação de Profissionais de Saúde em Oncologia, pelas 18h30 na sede” da LPCC-NRN.

Sobre o cancro:

Em Portugal morrem 79 pessoas por dia, três pessoas por hora vítimas de cancro. A previsão para 2040 é de um aumento de 31% da mortalidade. O cancro da mama, da próstata, do colón e do pulmão são os que apresentam maior incidência (Observatório Global de Cancro – Globocan, 2018).

Em 2018, cinco milhões de casos no mundo poderiam ter sido detetados mais cedo e tratados eficazmente (União Internacional de Controlo do Cancro – UICC).

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem