«Cultura – Arquitetura» é o tema escolhido para as celebrações por determinação da União Internacional dos Arquitetos, que celebra a data anualmente na primeira segunda-feira de outubro, este ano a 7. Hoje, o Dia Internacional da Arquitetura é assinalado no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos, às 22h00, com uma conferência do vencedor da 8.ª edição do Prémio Távora de Arquitetura e o lançamento da 9.ª edição.
Mas será na terça-feira, na sede nacional, em Lisboa, a partir das 18h00, que a Ordem vai realizar uma sessão solene para distinguir arquitetos e entidades com o título de membros honorários e inaugurará a exposição “Crónicas de Arquitetura”, de Pedro Cabrito. Fonte da OA indicou à Lusa que serão distinguidos os arquitetos Alcino Soutinho, Gonçalo Byrne, Michel Toussaint Alves Pereira e Paulo Varela Gomes. Também serão distinguidos com o título de sócio honorário o fotógrafo Luís Ferreira Alves e o Forte de Sacavém/Sistema de Informação para o Património Arquitetónico (SIPA), em Lisboa.
A OA criou um programa de diversas iniciativas ao longo do mês de outubro em parceria com as secções regionais e outras instituições associadas ao evento.
Na quinta-feira decorrerá uma sessão comemorativa dos 150 Anos de Associações Profissionais de Arquitetos e a inauguração da exposição das arquiteturas populares no norte de Portugal até à modernidade, na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa.
No dia do encerramento do programa de celebrações, a 31 de outubro, a OA vai inaugurar uma exposição de jovens arquitetos espanhóis no Museu Soares dos Reis, no Porto, às 18h00.