CM Matosinhos

Dia Mundial da Água alerta para a importância de valorizar este recurso

Dia Mundial da Água alerta para a importância de valorizar este recurso

“Valorizar a água”. É sob este tema que, este ano, se assinala o Dia Mundial da Água, uma efeméride, criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1993, e que se celebra, anualmente, a 22 de março.

Esta segunda-feira todas as atenções estão voltadas para a importância deste recurso natural, com iniciativas em vários pontos do país, para alertar as populações e os governos para a urgência da preservação e poupança da água. É um grito de alerta, que deve ser recordado diariamente! E as razões, segundo apontou a Organização das Nações Unidas (ONU), nas celebrações do ano passado, são várias.

“Os recursos hídricos do planeta enfrentam uma ameaça sem precedentes”, sendo, que, atualmente, cerca de 2,2 mil milhões de pessoas não têm acesso a água potável e 4,2 mil milhões vivem sem saneamento adequado.

Segundo adiantou, se não atuarmos com urgência, é esperado que os efeitos das alterações climáticas façam crescer ainda mais estes números. Estima-se, inclusive, que até 2050, entre 3,5 e 4,4 mil milhões de pessoas terão acesso limitado a água, dos quais mais de mil milhões viverão em cidades.

Em 2021, o objetivo é alertar para as “consequências negativas do crescimento populacional, do aumento do seu uso na agricultura e na indústria e das alterações climáticas, na preservação da água”.

De acordo com a ONU, o aquecimento global e o uso insustentável criarão uma concorrência sem precedentes pelos recursos hídricos, causando a deslocação de milhões de pessoas. Isto terá um efeito negativo na saúde e na produtividade e atuará como um multiplicador de ameaças à instabilidade e ao conflito.

A solução, sublinhou, é clara: “Precisamos de aumentar urgentemente os investimentos em bacias hidrográficas e as infraestruturas de água saudável, e melhorar drasticamente a eficiência do uso da água”.

Adicionalmente, será igualmente “antecipar os riscos climáticos a todos os níveis de gestão da água”, de forma a ser possível “responder adequadamente”, sem esquecer a “necessário de redobrar esforços para fortalecer a resiliência e a adaptação das pessoas afetadas pelas perturbações climáticas”.

No âmbito do Dia Mundial da Água, realiza-se também esta segunda-feira, entre as 22h00 e as 23h00, a campanha H2Off – Hora de fechar a torneira, que pretende sensibilizar a população para a necessidade de poupar água. Assim, é pedido que, durante uma hora, não abram as torneiras. 

No Dia Mundial da Água, todos temos um papel a desempenhar!

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/o-melhor-do-alentejo-na-sua-mesa-de-pascoa/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=080321-ta5&utm_campaign=sabebem60

Viva! no Instagram. Siga-nos.