CMPorto

Dia Europeu da Música leva Rui Massena à Ala Pediátrica do São João

Dia Europeu da Música leva Rui Massena à Ala Pediátrica do São João

No âmbito de diversas iniciativas criadas em prol das famílias com crianças em tratamento hospitalar, decorre esta terça-feira, Dia Europeu da Música, às 12h30, a primeira edição do programa ‘Música em Família’ com a participação do maestro Rui Massena.

A iniciativa promovida pela Fundação Infantil Ronald McDonald, que vai ter lugar na Ala Pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), é inédita em Portugal e visa transformar e humanizar o ambiente hospitalar.

De acordo com a nota de imprensa, Rui Massena irá ao longo de 30 minutos proporcionar um momento musical ao piano. Este evento destina-se a todas as crianças e suas famílias que estejam no hospital, ou tenham que se deslocar ao mesmo, e a todos os profissionais de saúde.

Isabel Aragão, gestora da Casa Ronald McDonald do Porto e da Sala de Brincar Ronald McDonald na Ala Pediátrica do São João, citada na nota de imprensa sublinha que “com a iniciativa ‘Música em Família’ o nosso objetivo é melhorar a experiência das famílias com crianças em tratamento hospitalar, nem que seja por uns breves instantes, contribuindo para a diminuição do nível de stress e ansiedade do momento. A música como elemento agregador de todas as linguagens é um meio para a melhoria do estado emocional, quer dos pacientes e suas famílias que entram na Pediatria, quer dos profissionais de saúde.”

Rui Massena, citado no mesmo documento, afirma que “é com especial prazer que me associo a este programa ‘Música em Família’ para o bem-estar das crianças, assim como das suas respetivas famílias em situação hospitalar.  Sabemos das capacidades terapêuticas da música para muitas doenças, bem como a importância que tem para uma vida espiritual plena. Julgo que a abertura de um espaço musical, representado de uma forma simbólica num piano, poderá contribuir para um ambiente mais sereno e amistoso durante a estadia das crianças e suas famílias, na Ala Pediátrica do Hospital de São João”.

Para o presidente do Conselho de Administração do CHUSJ, Fernando Araújo, “iniciativas desta natureza têm um papel fundamental no internamento das crianças e famílias na Ala Pediátrica, do ponto de vista do bem-estar e lúdico, mas também na componente terapêutica do processo de recuperação. Neste âmbito, a FIRM tem sido um parceiro único, através da dinamização de inúmeras atividades e da participação nas várias dimensões da dinâmica hospitalar.”

Este projeto solidário vai contar com uma programação musical regular. Além do Estúdio de Música Rui Massena, estão já confirmadas as participações, em edições futuras, da Academia de Música de Costa Cabral e do Conservatório de Música da Maia, entre outros.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes