
Aproxima-se a passos largos o Dia Internacional dos Museus e a Noite Europeia dos Museus. Esta sexta-feira e sábado, o Porto assinala a efeméride com visitas, concertos e programas para todas as idades.
Para esta verdadeira festa anual, a Câmara do Porto promove mais de 100 atividades que permitem ficar a conhecer melhor os museus do Porto e, por consequência, as histórias da cidade Invicta.
O mote é simples: “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”, numa programação que marca atividades em 36 museus, fundações e outros equipamentos de particular interesse no Porto, vários dos quais, inclusive, terão nesses dias um horário de funcionamento alargado.
A lista de propostas, muitas delas com acesso gratuito ou a preço reduzido, inclui desde conferências a visitas guiadas, passando por exposições, cursos ou iniciativas lúdico-pedagógicas. Em muitos casos é necessária inscrição prévia pelo que é importante uma consulta atempada da programação, que pode também ser descarregada em http://www.porto.pt/assets/misc/documentos/2018/CMP%20DIM%202018.pdf.
Recorde-se que o Dia Internacional dos Museus é celebrado desde 1977 por proposta do ICOM – Conselho Internacional dos Museus, que funciona como organismo consultivo da UNESCO.
Já a Noite Europeia dos Museus surgiu por iniciativa do Ministério da Cultura e da Comunicação de França. Não demorou muito para a adesão progressiva de museus de outros países, como é o caso de Portugal.