PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem

Dia dos Avós celebra-se esta quarta-feira

Dia dos Avós celebra-se esta quarta-feira

Esta quarta-feira, o centro de congressos Europarque, em Santa Maria da Feira, assinala o Dia Metropolitano dos Avós, com a presença de mais de 6.000 avós de 15 municípios da região do Porto e com um programa de animação que inclui a atuação do cantor Roberto Leal. Já os avós de Penafiel vão mostrar aos netos as brincadeiras de outros tempos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“Valorizar o papel dos avós enquanto cidadãos ativos e privilegiados na transmissão de valores sociais e culturais na sociedade”, é o objetivo do encontro.
Segundo o Conselho Metropolitano do Porto, proporcionando-lhes uma tarde de convívio e entretenimento coletivo, pretende-se também “promover a interculturalidade e a intermunicipalidade”, em reconhecimento do “trabalho desenvolvido com a comunidade sénior pelos diversos grupos e associações de voluntariado” da área metropolitana.
Assim, os avós dos municípios da região terão “um dia recheado de atividades, como uma masterclass de ginástica, [uma sessão de] dança para os idosos e um concerto de Roberto Leal”.
O programa inclui ainda atuações por coletividades da Feira, como: o grupo “Elemento C” do CIRAC de Paços de Brandão, a formação “Rufus e Circus” da Cooperativa Casa dos Choupos e o grupo de percussão “Sempre a Bombar” da Associação Pelo Prazer de Viver.
Haverá ainda uma atuação com cavaquinhos pelo núcleo de Musicoterapia da Associação “Abraçar Mais” de Milheirós de Poiares, Danças Medievais pelo grupo MD5 e a atuação do duo de cordas “Blue & White”.
A atuação de Roberto Leal será precedida por uma intervenção de Emídio Sousa, presidente do Conselho Metropolitano do Porto e também da Câmara da Feira – município que se faz representar no evento com cerca de 2.200 avós.
Além dos avós da Feira, participam no encontro também os dos concelhos de Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Santo Tirso, Maia, Valongo, Paredes, Porto, Gondomar, Vila Nova de Gaia, Espinho, São João da Madeira, Arouca, Vale de Cambra e Oliveira de Azeméis.

Avós de Penafiel mostram aos netos as brincadeiras de antigamente
Também esta quarta-feira, mas em Penafiel, no parque da cidade, haverá objetos do passado que as crianças usavam para brincar, recriando um ambiente que só os avós conseguem transmitir aos mais jovens.
“Esta iniciativa pretende fazer reviver memórias e passar testemunho de tradições entre gerações”, disse fonte da autarquia local, prometendo um dia recheado de muitos jogos à moda antiga, como peão, macaca, salto ao eixo, saltar ao elástico, berlinde, roda de arco, lenço, malha, cabra-cega e esconde, entre outros.
O Dia Nacional dos Avós, que se assinala a 26 de julho, surgiu pela mão de uma habitante de Penafiel, Ana Elisa de Couto, que se bateu, durante 17 anos, até o seu sonho ser aprovado na Assembleia da República, em 2003.
A história da mentora do dia dos avós será este ano apresentada em livro e contada pelos filhos e netos.
A tradição daquele dia em Penafiel dita que o convívio comece por volta das 9h e tenha um grande piquenique, que na edição de 2017 incluirá um bolo com 104 metros de comprimento, tantos quantos os anos do avô mais velho presente no evento, animado por música e dança. O programa integra ainda uma missa campal presidida pelo bispo do Porto.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil