Organizado pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), o Port Wine Day acontece no dia 10 de setembro porque foi nessa data, em 1756, que foi criada “a primeira região demarcada e regulamentada do mundo, o Douro Vinhateiro”, através do alvará de instituição da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro.
Manuel Cabral, presidente do IDVP, realçou que este dia “é uma homenagem ao Vinho do Porto e à Região Demarcada do Douro, aos produtores, aos comerciantes e a todos os intervenientes que constroem a história do Vinho do Porto”.
O responsável destacou também as empresas ligadas ao setor pelo seu forte envolvimento no evento.
“Gosto de dizer que é uma iniciativa do IVDP de braço dado com o setor. As empresas não são nossas parceiras, são coorganizadoras, porque trabalharam connosco”, salientou, em declarações à agência Lusa.
O Port Wine Day teve a sua primeira edição em 2014. Em 2015, o IVDP decidiu ir mais além e apostar em “contaminar a cidade”.
O objetivo central foi tirar partido do que Manuel Cabral diz ser o “poder mobilizador do vinho do Porto” e mais de 30 espaços comerciais, alguns sem estarem relacionados com o produto, aderiram, elegendo este vinho como elemento de promoção do seu negócio.
Para Manuel Cabral, este é um sinal de que este vinho, sendo “muito tradicional”, é também “uma bebida que consegue assumir foros de modernidade e mobilizar entidades de outros setores económicos”.
O programa do Port Wine Day inclui seminários sobre temas relacionados com este vinho, provas e jantares vínicos. São esperados “40 jornalistas internacionais” neste evento, associaram-se “34 empresas”, estão previstos “13 jantares vínicos” e aderiram 27 restaurantes, adiantou o presidente do IVDP.
No dia seguinte, sexta-feira, realiza-se no IVDP um simpósio sobre “o papel do vinho e das denominações de origem na economia”, estando prevista a participação de representantes da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu, da Organização Internacional da Vinha e do Vinho e da Associação de Empresas do Vinho do Porto.
Manuel Cabral considera que “o mercado interno está a crescer muito “, mas sublinha que “cerca de 85% da produção deste vinho é para exportação”.
O vinho do Porto está presente em “cerca de 120 mercados”, mas está “muito concentrado em 10/12 mercados, grande parte deles europeus”. A França é o mercado número um, absorvendo “cerca de 20% das exportações.
Muito associado a momentos festivos durante anos, o consumo de vinho do Porto “está a mudar de paradigma”. Hoje em dia, segundo Manuel Cabral, “é um vinho de todos os dias e de todas as horas”.