A Direção-Geral de Saúde (DGS) anunciou esta terça-feira a recomendação da vacina contra a covid-19 a crianças entre os 12 e os 15 anos, sem necessidade de indicação médica.
“A DGS informa que, relativamente à vacinação em adolescentes com 12 a 15 anos, foi possível analisar novos dados, sendo de referir que, à data, os mais de 15 milhões de adolescentes vacinados na UE e EUA confirmam que os episódios de miocardite e pericardite são extramente raros”, afirmou Graça Freitas, diretora-geral de Saúde, na conferência de imprensa.
Ao lado de Luís Graça, membro da Comissão Técnica de Vacinação Covid-19, Graça Freitas não adiantou a data prevista para o início da vacinação nesta faixa etária, indicando que, até à data, apenas “foi tomada a decisão técnica”.
“Se [a vacinação] não for exactamente antes do início do ano lectivo, será nos dias a seguir”, referiu ainda a diretora-geral de Saúde, acrescentando que a diferença entre mais uma semana ou menos uma semana “não terá um impacto negativo importante”.
“Vamos deixar agora as questões logísticas para fazerem o seu trabalho e se for possível antes do início do ano lectivo será, se for possível só uns dias depois também será”, completou.