A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda à população em geral o uso de “máscaras sociais, comunitárias, não cirúrgicas”, em espaços interiores fechados e com um elevado número de pessoas, como supermercados, transportes públicos, farmácias.
Segundo explicou a ministra da Saúde, Marta Temido, na conferência de imprensa diária sobre o boletim epidemiológico da evolução da Covid-19, há três tipos de máscaras. “As FFP2 e FFP3 recomendadas para os profissionais de saúde, as máscaras cirúrgicas recomendadas, para os profissionais de saúde, a quem se dirige a uma instituição de saúde, a pessoas mais vulneráveis, como idosos (com mais de 65 anos) e doentes crónicos e imunodeprimido sempre que saem de casa e alguns grupos profissionais como agentes das forças de segurança, bombeiros, agentes funerários, trabalhadores que fazem entregas ao domicílio, etc.”, afirmou Marta Temido.
A nova norma da DGS diz respeito às não cirúrgicas, que também se podem designar máscaras comunitárias ou sociais, como as de pano. “Pode ser considerada a utilização deste tipo de máscaras em espaços interiores fechados como supermercados, lojas e transportes públicos, como medida de proteção adicional à lavagem das mãos, distanciamento social e etiqueta higiénica (espirrar ou tossir para o braço)”, frisou a ministra da Saúde.
Marta Temido adiantou que será igualmente fornecida toda a informação sobre o uso correto destes equipamentos.
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado esta segunda-feira pela DGS, Portugal regista 535 mortos associados à Covid-19, mais 31 do que no domingo, e 16934 infetados (mais 349).
A região Norte é a que regista maior número de mortos (303), seguida pelo Centro (123), pela região de Lisboa e Vale Tejo (96) e do Algarve, com nove mortos.
O boletim regista quatro óbitos nos Açores.
O número de recuperados é de 277, tal como no domingo. Há 3264 pessoas a aguardar os resultados dos testes e 26989 estão em contacto com as autoridades de saúde.
188 pessoas estão internadas em Unidades de Cuidados Intensivos, num total de 1187 internados em unidades de saúde.
De acordo com os dados disponibilizados pela DGS, há 16.934 casos confirmados, mais 349, o que representa um aumento de 2,1% face a domingo.
Dos 16934 casos confirmados, 9984 foram registados na região Norte. A região Centro tem 2477 casos, Lisboa e Vale do Tejo tem 3896, o Alentejo tem 140, o Algarve tem 284, os Açores têm 94 e a Madeira tem 59 casos.
O concelho do Porto tem 921 infetados, Lisboa tem 905, Vila Nova de Gaia tem 842, Matosinhos, 715, Gondomar, 701, e Maia tem 600 infetados.