“Vamos pôr a alimentação saudável on em casa”. Assim se intitula o manual divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), onde apresenta os cuidados a ter para uma alimentação saudável e sugestões de atividades para crianças em tempos de covid-19.
“A interrupção da atividade letiva e a necessidade de uma permanência prolongada em casa”, medidas necessárias para travar a propagação da COVID-19, alteraram a rotina de milhares de crianças. A DGS alerta que uma menor atividade física e alterações nos padrões de compra de alimentos podem colocar muitas crianças em risco. “O consumo de alimentos hipercalóricos e de menor densidade nutricional associados ao sedentarismo podem promover o ganho de peso e o aparecimento de doenças associadas no futuro”, lê-se no manual elaborado pelo Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável.
De referir que, em Portugal, 29,6% das crianças entre os 6 e os 9 anos têm excesso de peso, incluindo a obesidade.
Para que as crianças possam fazer uma alimentação saudável e equilibrada enquanto estão em quarentena, o manual apresenta algumas regras: comer mais fruta e hortícolas (garantir o consumo de sopa no início das refeições principais e 2 a 3 peças de fruta por dia); beber mais água e menos bebidas açucaradas (bebidas refrigerantes, néctares e sumos de fruta); evitar o “lixo alimentar”, em particular os snacks hipercalóricos, ricos em sal, açúcar e gordura; leite e derivados (iogurte e queijo) todos os dias mas na dose certa (400-500 ml); fazer uma alimentação completa, variada e equilibrada, seguindo os princípios da Roda dos Alimentos; e ensinar os mais novos a comerem bem e a cozinhar saudável.
São ainda apresentadas algumas sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas com as crianças e que podem ajudar a manter estes hábitos alimentares saudáveis, como por exemplo o planeamento da ementa familiar semanal, a escolha de alimentos através da leitura dos rótulos, a organização dos alimentos no frigorífico e a confeção das refeições em conjunto.
A publicação, que inclui também receitas, é destinado a encarregados de educação, professores e a todos os que nesta altura de isolamento social têm as crianças em casa.
O manual pode ser consultado aqui.