CMPorto

DGS atualiza normas de vacinação. Pessoas entre os 16 e os 79 anos vão começar a ser vacinadas.

DGS atualiza normas de vacinação. Pessoas entre os 16 e os 79 anos vão começar a ser vacinadas.

A Direção-Geral de Saúde (DGS) acaba de anunciar uma nova atualização das normas de vacinação contra a covid-19, que seguirá, na segunda fase do plano, duas estratégias: “A vacinação por faixas etárias decrescentes, até aos 16 anos, e de pessoas com 16 ou mais anos e que tenham doenças com risco acrescido de covid-19 grave ou morte”. 

Em causa, nesta decisão, estará a maior disponibilidade de doses de vacinas. “Com a conclusão da fase um do plano e a previsão do aumento da disponibilidade de doses de vacinas contra a COVID-19 em Portugal, importa agilizar o plano para este cenário de maior quantidade de vacinas”, explica a autoridade de saúde, realçando que o plano de vacinação é “dinâmico, evolutivo e adaptável à evolução do conhecimento científico e à chegada de diferentes vacinas”. 

Independentemente da idade, a DGS refere que os cidadãos com doenças como diabetes, obesidade grave, doença oncológica ativa, transplantação e imunossupressão, doenças neurológicas graves e doenças mentais terão prioridade na vacina. 

“Durante a fase dois, as pessoas que recuperaram de infeção por SARS-CoV-2, há, pelo menos, seis meses podem ser vacinadas contra a covid-19, de acordo com o grupo prioritário ou a faixa etária a que pertencem”, lê-se no comunicado divulgado. 

Além disso, a DGS anunciou ainda que a administração da vacina a pessoas com idade inferior a 60 anos contemplará “apenas uma dose, independentemente da vacina”. 

“Enquanto a disponibilidade das vacinas for limitada, com o objetivo de salvar vidas, a vacinação é priorizada para quem mais dela beneficia, atentos os fatores relacionados com as características epidemiológicas e clínicas, nomeadamente a idade, e o risco de complicações associadas à infeção por SARS-CoV-2”, completa. 

Viva! no Instagram. Siga-nos.