Sabor do mês PD - carne

DGS alerta para “fraca qualidade do ar” até terça-feira

DGS alerta para

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu esta segunda-feira um comunicado onde alerta para a “fraca qualidade do ar no continente”, provocada por uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África. 

A situação deverá manter-se até esta terça-feira, 30 de março, “podendo o seu efeito ser enfraquecido com a ocorrência da chuva prevista para algumas zonas do país, reduzindo dessa forma as concentrações de partículas no ar”. 

Segundo explica, este poluente “tem efeitos na saúde humana”, sobretudo na população mais sensível, como crianças e idosos, pelo que os cuidados devem ser redobrados. “A população em geral deve evitar os esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes”, avisa. 

Além disso, os grupos de cidadãos mais vulneráveis devem ainda “permanecer no interior dos edifícios e, se viável, com as janelas fechadas”.  Neste grupo, incluem-se também doentes com problemas respiratórios crónicos, principalmente asma, e do foro cardiovascular. 

“Em caso de agravamento de sintomas contactar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou recorrer a um serviço de saúde”, pede a DGS.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem