PUB
Sogrape - Mateus Rosé

DGPC abre procedimento de classificação das Quatro Casas de Álvaro Siza

DGPC abre procedimento de classificação das Quatro Casas de Álvaro Siza

Já foi publicado em Diário da República o anúncio relativo à abertura do procedimento de classificação das Quatro Casas, do arquiteto Álvaro Siza, em Matosinhos, como Monumento de Interesse Municipal.

Os elementos relevantes do processo – fundamentação, despacho, planta das Quatro Casas de Álvaro Siza – estão disponíveis na página da DGPC e nas da Direção Regional de Cultura do Norte e Câmara Municipal de Matosinhos.

As “Quatro Casas” foram construídas entre 1954 e 1956, com base num projeto do arquiteto Siza Vieira quando este ainda era estudante na Escola Superior de Belas Artes, no Porto, ficando referenciada como a sua primeira obra, lê-se na página oficial da autarquia.

Atualmente, a edificação – que envolve duas habitações unifamiliares e duas geminadas – é privada e é visitável apenas pelo exterior.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“A relevância das 4 Casas de Álvaro Siza encontra fundamento no seu valor arquitetónico, enquanto exemplar único no quadro da arquitetura portuguesa do século XX e especificamente na obra do Arquiteto Álvaro Siza Vieira, tornando incontornável o seu interesse técnico-científico”, assinala a autarquia.

Assim, “não temos dúvidas que estamos perante um bem com interesse cultural que demonstra valores de originalidade, autenticidade e raridade capazes de suportar uma classificação de âmbito nacional”, acrescenta. 

Para o diretor de Serviços de Bens Culturais, “tendo presente a importância da obra para a história da arquitetura e o elevado grau de integridade que conservam, não temos qualquer reserva em acompanhar a proposta de abertura de procedimento de classificação”.

De recordar que, em Matosinhos, são várias as obras do arquiteto premiado com um Pritzker: Piscina da Quinta da Conceição (1958-1965), Piscina das Marés (1961-1966), Casa de Chá da Boa Nova (1958-1965) e Marginal de Leça da Palmeira (2006).

Foto: Matosinhos World’s Best Fish
PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem