PUB
Recheio 2024 Institucional

Devolver a garrafa de plástico dá direito a talão de desconto

Devolver a garrafa de plástico dá direito a talão de desconto

As garrafas, que têm de estar vazias e devidamente fechadas com a tampa respetiva, já podem ser depositadas nas máquinas automáticas instaladas em 23 grandes superfícies do país.

Garantir que as garrafas recolhidas são encaminhadas para reciclagem, sendo utilizadas na produção de novas embalagens e promovendo assim a circularidade dos materiais.

É este o objetivo do projeto-piloto que entrou em vigor na sexta-feira e que conta com um financiamento de mais de 1,6 milhões de euros do Fundo Ambiental, avança o jornal Público.

O procedimento é muito simples: o consumidor só tem que depositar a garrafa de plástico – de águas, sumos, refrigerantes e bebidas alcoólicas -, não reutilizável, nas máquinas automáticas. Em troca recebe, automaticamente e por cada garrafa, talões de desconto com o valor de dois cêntimos se as garrafas tiverem até 0,5 litros ou de cinco cêntimos para embalagens maiores, até dois litros.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

As garrafas têm de estar totalmente vazias, não podendo ser espalmadas e têm de estar devidamente fechadas com a respetiva tampa. Também é necessário que o código de barras esteja legível. Para esclarecer qualquer dúvida, está previsto um plano de comunicação e sensibilização com toda a informação sobre as garrafas abrangidas por este projeto, diz o Ministério do Ambiente e da Acção Climática (MAAC), citado pelo Público.

O consumidor pode deduzir os talões de desconto nas compras que efetuar, na mesma loja em que entregou as garrafas, ou o valor pode ser doado a uma instituição de solidariedade social.

As máquinas automáticas podem ser encontradas, segundo indica o Público, no Pingo Doce de Bragança e da Estrada Nacional 114, ao quilómetro 4,5 (na zona de Évora); no Auchan de Guimarães, Carnaxide, Almada e Portimão; no Continente de Braga e do Gaia Jardim (Vila Nova de Gaia); no Modelo/Continente de Monção, Alameda Shopping (Porto), Viseu, Covilhã, Coimbra, Leiria, Almeirim, Portalegre, Amadora, Évora, Beja e Sines; no Barcelodis de Barcelinhos; no Distripafer de Paços de Ferreira e no Troncadis do Entroncamento.

Segundo aponta o MAAC, com este sistema de incentivos pretende-se alcançar “o cumprimento de metas de recolha (50% do potencial de recolha), de reciclagem (97%) e de incorporação de plástico reciclado na produção de novas garrafas de bebidas (50%)”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3