PUB
Philips S9000

Destino do acervo do Cineclube do Porto é decidido no sábado

Destino do acervo do Cineclube do Porto é decidido no sábado
O acervo do mais antigo cineclube do país inclui uma extensa biblioteca, bem como filmes, máquinas de projeção e de filmar.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O Cineclube do Porto reúne sábado em Assembleia-Geral Extraordinária para decidir quais as entidades que acolherão o acervo do mais antigo cineclube do país.
O que está em causa “é parte da história do cineclube e parte da história do cineclube é construída com a história da cidade, [com] a história do cinema português”, disse o vice-presidente Manuel Pinto Barros, considerando assim que o acervo “precisa de melhores condições”.
Para o presidente da mesa da Assembleia-Geral, Alexandre Alves Costa, esta mudança vai permitir enriquecer o próprio acervo e realçou que, inclusive o espólio do pai, Henrique Alves Costa, que está atualmente na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, poderá vir a ser devolvido ao Porto.
“O meu pai gostaria de as ter era no Porto. Estive sempre à espera de um momento de o poder fazer e estou convencido de que vamos encontrar mais pessoas que têm material e enriquecer o acervo”, declarou o arquiteto Alves Costa, que explicou que a escolha da Cinemateca Portuguesa, aquando da morte do pai, deu-se num sentido de “ficar lá à espera” de um espaço no Porto que pudesse acolher esse arquivo, constituído por “muita correspondência, documentação, coisas escritas que nem sei bem o que são” e, também, filmes.
A Assembleia-Geral realiza-se na Casa das Artes, a partir das 21h00, e vai estar aberta a quem quiser participar. No entanto, o direito a voto está reservado aos sócios do Cineclube do Porto.
Quando questionado sobre que instituições é que poderão vir a receber o acervo, Manuel Pinto Barros não quis especificar “porque terão que ser discutidas primeiro em Assembleia-Geral e os sócios têm prioridade, mas são essencialmente duas, três grandes instituições da cidade do Porto que passam desde museus a arquivos até com colaboração do município”.
Parte do acervo já se encontra no Museu Nacional Soares dos Reis, onde decorrem várias das atividades do Cineclube do Porto.
O acervo, que inclui uma extensa biblioteca, bem como filmes, máquinas de projeção e de filmar, poderá ser distribuído por várias entidades, sendo que o processo deverá estar finalizado antes do fim do ano.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3