Philips

Programas desportivos ao ar livre regressam ao Porto

Programas desportivos ao ar livre regressam ao Porto

A partir de sábado, dia 13 de junho, a empresa municipal Ágora retoma os programas Dias com Energia e Domingos em Forma, bem como as aulas gratuitas no Skate Park de Ramalde. A participação vai agora exigir inscrição prévia.

O retomar dos programas desportivos ao ar livre será feito “dentro do cumprimento das novas regras do Governo para a prática de atividade física e desportiva em contexto não competitivo ao ar livre”, indica a Ágora. 

Será assim proibida a partilha de materiais e equipamentos entre os praticantes, haverá limitação de participantes e será exigido o respeito por um distanciamento mínimo. As atividades continuam a ser gratuitas, mas é necessária inscrição prévia em cada uma das iniciativas, através do email [email protected]. As inscrições devem ser feitas a cada semana.

Mas há algumas novidades no regresso dos programas…

O Dias com Energia chega a novos espaços da cidade e as aulas passam a ter lugar ao sábado e também ao domingo.

Com o limite de 20 participantes por aula, o programa passa a realizar-se apenas no exterior, propondo aulas de pilates, ioga, tai chi e método De Rose em quatro espaços da cidade: Jardins do Palácio de Cristal, Parque da Cidade do Porto e, agora, também Parque Oriental e Parque da Pasteleira.

Segundo indica a Ágora, a extensão do programa resulta de uma parceria celebrada com o Departamento Municipal de Coesão Social, ao abrigo do programa AIIA (Abordagem Integrada para a Inclusão Ativa), no âmbito da atividade “Porto com Corpo&Alma”.

De referir que o projeto da Câmara do Porto, apoiado pelo Portugal 2020, através do Programa Operacional NORTE 2020, visa promover um conjunto de atividades físicas e de animação junto das comunidades mais desfavorecidas da cidade.

Já o Domingos em Forma deixa de ser quinzenal e passa a ter uma periodicidade semanal, sempre aos domingos de manhã, entre as 10h e as 11h.

O programa de exercício físico e caminhadas passa a ter lugar apenas no exterior, no Parque Oriental do Porto. O transporte gratuito entre a Estação de Campanhã e o Pavilhão do Lagarteiro deixa também de estar disponível.

Cada sessão é igualmente limitada a 20 participantes, que serão depois divididos em dois grupos de 10 pessoas. O ponto de encontro passa a ser a entrada principal do parque, próxima do Pavilhão Municipal do Lagarteiro.

De salientar que as atividades, quer do Dias com Energia quer do Domingos em Forma, não são recomendáveis a grávidas, pessoas com mais de 60 anos ou com doenças crónicas.

As aulas gratuitas no Skate Park de Ramalde regressam também a partir de 13 de junho. Serão realizadas todos os sábados e domingos de manhã, entre as 10h e as 12h, ficando o recinto disponível em exclusivo, durante o período das aulas, para os praticantes que previamente se inscreverem, até ao limite de 12 alunos por aula.

A inscrição nas aulas é obrigatória a cada semana. Os interessados devem enviar um email ([email protected]) com o nome, idade (deve ter mais de seis anos e menos de 60 anos) e o dia em que pretendem realizar a aula de skate.

Cada participante deverá, preferencialmente, trazer o seu próprio equipamento (prancha e equipamento de proteção). A Ágora fornecerá a prancha e o capacete a quem necessitar, sendo que está impedida a partilha de equipamento entre os alunos.

Todos os restantes programas desportivos municipais, tais como o No Porto a Vida é Longa, De Volta à Forma e Centros Municipais de Marcha e Corrida, mantêm-se para já suspensos, informa ainda a empresa municipal.

Tome nota:
Dias com Energia

20 vagas por aula
Sábados
Jardins do Palácio de Cristal:
09h00 – Pilates
10h00 – Ioga
11h00 – Tai chi
Parque Oriental da Cidade: 10h00 – Tai chi 11h00 – Ioga Parque da Pasteleira
10h00 – Ioga
11h00 – Pilates
*aulas variam a cada sábado, entre as três modalidades (ioga, pilates e tai chi)
Domingos
Parque da Cidade
09h30 – Tai chi (junto ao viaduto de acesso ao Edifício Transparente)
11h00 – Método De Rose (junto ao Pavilhão da Água)

Domingos em Forma
Domingos | 10h00-11h00 | Parque Oriental da Cidade | 20 vagas por sessão

Aulas de Skate
Sábados e domingos | 10h00-12h00 | Parque Desportivo de Ramalde | 12 vagas por aula
Inscrição: enviar email com nome, idade e programa pretendido para [email protected] e aguardar confirmação.

Foto: Ágora

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem