Revista Sabe Bem PD - julho/agosto

Desfile de carros elétricos históricos regressa à marginal do Porto

Desfile de carros elétricos históricos regressa à marginal do Porto

No próximo domingo, 15 de maio, um carro “americano”, totalmente restaurado, vai regressar à circulação, liderando o já tradicional desfile de Carros Elétricos Históricos, anunciou a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP).

No comunicado divulgado, a empresa recorda que se trata de uma “viatura de transporte público puxado por uma ou mais parelhas de mulas ou cavalos que circulava sobre carris”, uma característica que o tornou verdadeiramente revolucionário nos finais do séc. XIX.

Durante o desfile, além das 14 viaturas históricas que fazem parte do acervo do Museu do Carro Eléctrico, e que irão percorrer a marginal do rio Douro entre o Infante e o Passeio Alegre, será ainda recriado o “percurso inicial da viagem de inauguração oficial do carro «americano», que aconteceu exatamente há 150 anos, ligando a cidade do Porto a Matosinhos e Leça da Palmeira”.

Agora, a viagem “será mais curta”, e realizar-se-á apenas entre a Alfândega e o Museu do Carro Eléctrico, mas a garantia é que será “igualmente emocionante”.

“Os elétricos históricos partem do Infante pelas 15h30, juntando-se na Alfândega, ao «americano» para um percurso que fará uma paragem no Museu do Carro Eléctrico às 16 horas, para que os participantes assistam à encenação da parte final da viagem inaugural”, explicam os promotores, adiantando que a animação ficará a cargo do Rancho Folclórico do Porto. Pelas 16h30, o desfile segue viagem até ao Passeio Alegre.

O desfile pode ser, novamente, apreciado na viagem de regresso do Passeio Alegre para o Infante, retomando de seguida os carros elétricos históricos o seu posicionamento habitual na exposição permanente do Museu do Carro Eléctrico.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes