PUB
Recheio 2024 Institucional

Desenho, pintura, dança e não só: o que esperar deste sábado em Bombarda?

Desenho, pintura, dança e não só: o que esperar deste sábado em Bombarda?

Julho já chegou e o primeiro sábado do mês, dia 6, fica marcado pelo regresso da animação aos espaços internos e externos do Quarteirão de Miguel Bombarda. As Inaugurações Simultâneas acontecem entre as 16h e as 20h.

Durante esse período, haverá novas exposições em galerias de arte contemporânea e novas coleções em espaços expositivos, comerciais e alternativos, além de atividades culturais gratuitas organizadas pela empresa municipal Ágora.

Como de costume, as novidades nos espaços internos serão acompanhadas por propostas nas ruas. Desta vez, as práticas artísticas comunitárias, interdisciplinares e colaborativas convidam os visitantes a explorar áreas como performance, intervenção em cartazes, desenho, colagem, pintura e dança social.

Na zona pedonal que liga a Rua de Miguel Bombarda à Rua de Cedofeita, a artista polaca Tina Siuda, residente no Porto, irá conduzir a oficina de desenho e colagem “Vamos dançar!”, aberta a todos, das 16 às 19h30 (via Câmara do Porto). 

No mesmo horário, do outro lado da rua, a portuense Arisca vai dirigir uma oficina de iniciação à pintura, onde dez participantes colaborarão na criação de um painel de madeira (inscrições gratuitas: [email protected]).

No cruzamento da Rua de Miguel Bombarda com a Rua da Boa Nova, haverá mais três atividades. A rúbrica Bombarda Summer School apresentará “Academia de Negócios Criativos”, um projeto de Vítor Miller que visa simplificar conceitos e ajudar a organizar ideias para desenvolver um plano de negócios. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O projeto de dança social Bota Swing, por sua vez, oferecerá uma sessão gratuita de iniciação ao lindy hop seguida de um baile com música de Deejay Joe. Além disso, o artista multidisciplinar GODMESS convida quem passa a refletir e a participar na escrita de palavras, frases e pensamentos, combinando performance com intervenção em cartazes.

O portuense GODMESS é o autor da imagem do cartaz desta edição das Inaugurações Simultâneas (cortesia da REM – Espaço Arte, com curadoria de Helena Leão e Maria Antónia Marques Gomes) e está entre os cinquenta artistas, nacionais e internacionais, das áreas do graffiti, street art e muralismo, que participam em “Muralizados”, uma exposição coletiva de arte urbana que reúne diferentes perspetivas, abordagens e materiais.

As inaugurações das exposições serão acompanhadas por visitas guiadas a algumas galerias, conduzidas por estudantes de Artes Visuais da Escola Superior de Educação do Porto. O primeiro percurso será às 16 horas e o segundo às 17h30, ambos com duração de uma hora e com 15 vagas cada. 

A atividade é gratuita, mas requer inscrição prévia: os interessados devem enviar um email até às 13 horas de sexta-feira, dia 5 de julho, com nome e horário pretendido para [email protected].

Conheça a lista das galerias e exposições aqui.

Fotografia: Nuno Miguel Coelho

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil