PUB
Recheio 2024 Profissional

Descobertos novos vestígios arqueológicos em Gaia

Descobertos novos vestígios arqueológicos em Gaia

O grupo Fortera acaba de anunciar a descoberta de “um sítio arqueológico de grande importância histórica” nas obras do projeto Riverside, que vai ser construído em Vila Nova de Gaia.  

“Fomos surpreendidos pela relevância dos artigos encontrados: uma necrópole paleocristã e alti-medieval associada a um amplo conjunto edificado de carácter religioso-administrativo com elementos arquitetónicos monumentais”, revelou a promotora imobiliária, em comunicado enviado às redações. 

Segundo avança Elad Dror, CEO do grupo Fortera, o objetivo é, agora, salvaguardar os vestígios arqueológicos encontrados, uma vez que “integram o património cultural, constituindo um meio para o conhecimento da história de Vila Nova de Gaia, e de Portugal”. “É assim evidente a necessidade do reconhecimento por parte da sociedade contemporânea do valor do património arqueológico e a necessidade do seu estudo, preservação e fruição”, apontou. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Em 2007, houve já uma intervenção no local, sendo que, após a conclusão dos trabalhos, os arqueólogos propuseram como medida de salvaguarda a escavação integral do espaço. No entanto, os trabalhos foram interrompidos em 2008. 

Assim, aquando da aquisição do terreno, em 2020, o grupo contratou uma empresa especializada para mapear e relatar essas descobertas.
Agora, em colaboração com a Câmara de Vila Nova de Gaia, a empresa quer desenvolver um espaço para visitação pública que valorize a história local. “Vamos analisar diferentes soluções que permitam a criação de um arqueossítio e centro interpelativo da Basílica Paleocristã de Gaia na zona de terreno onde se inserem os achados”, garantiu o responsável.  

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem