
O alerta foi feito pela Câmara Municipal de Matosinhos, depois de ter sido detetada uma “elevada atividade microbiológica” na água, possivelmente relacionada com a chuva intensa dos últimos dias.
Segundo informações reveladas por fonte da autarquia, à Agência Lusa, os banhos estão desaconselhados pelo menos até à próxima segunda-feira, dia 24 de agosto, data em que deverão ser conhecidos os resultados das análises realizadas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
“A elevada atividade microbiológica registada na água prende-se com as chuvas intensas que se registaram durante quarta-feira e a madrugada de quinta-feira, que fizeram com que os caudais das ribeiras atingissem níveis muito elevados, arrastando os sedimentos/poluentes dos canais”, sublinhou.
Em causa, estará também o “deslocamento de sedimentos estabilizados no fundo do mar”, provados pelas marés vivas e a agitação marítima elevada, o que também poderá ter “degradado a qualidade da água do mar”.
O município, que está “em contacto permanente com a APA e a proceder ao acompanhamento da monitorização das águas”, acredita que a situação deverá estar “normalizada no início da próxima semana”.