Na cidade do Porto, há mais uma livraria que está prestes a fechar as portas. Trata-se da Livraria Latina, que “mora” bem perto da Rua de Santa Catarina, no Porto, e que vai ser encerrada em breve.
Nesta fase, ainda resta saber o que devemos entender por “em breve”. Tal como refere a NiT, ainda não há uma data oficial prevista, mas é expectável que o último “adeus” à Livraria Latina esteja prestes a acontecer.
A Livraria tinha um busto de Camões à porta
Recorde-se que um dos elementos distintivos desta livraria era o facto de ter o busto de Luís de Camões, imediatamente à entrada do estabelecimento. O espaço foi aberto há cerca de 82 anos, no ano de 1942, por Henrique Perdigão, na zona da Batalha.
Como refere a mesma fonte, a livraria em questão terá sido adquirida pelo Grupo Leya, há mais de 2 anos. Um dos aspetos que promete deixar mais saudades aos leitores é o facto de se tratar de uma loja bastante diversificada.
Quer isto dizer que a Livraria Latina abrangia vários temas literários. Entre estes: filosofia, artes, ciências, medicina, cirurgia, engenharia, direito e contabilidade, sem nunca descurar o romance.
No espaço de poucos dias, é a segunda grande livraria da cidade do Porto que temos conhecimento de que vai encerrar. A FNAC de Santa Catarina, um sítio com bastante nome na Invicta, também fechou portas no dia 30 de setembro.
Na antiga FNAC, vai nascer uma loja da Primark: a primeira no concelho.