Sogrape

Depois da Bárbara, chega o Clement…

Depois da Bárbara, chega o Clement...

Portugal está, desde o início desta semana, sob os efeitos da depressão Bárbara e a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) é que ao longo de 2020-2021 mais 19 tempestades atinjam o país.

De acordo com um comunicado emitido pelo instituto, no início do mês de outubro, a época de nomeação de tempestades começou com o Alex, numa lista de nomes de A a Z.

O IPMA explica que “em representação de Portugal, aderiu ao projeto europeu de dar nome às tempestades em 1 dezembro de 2017”, no decurso “da atividade conjunta dos Serviços Nacionais de Meteorologia da Europa”. O objetivo é “chamar a atenção do público e dos meios de comunicação para a prevenção e para a salvaguarda de vidas e bens em situação de risco, melhorar a comunicação entre os serviços de meteorologia e facilitar a monitorização e estudo de depressões ao longo do seu percurso sobre a Europa”.

Segundo o instituto, é “dado nome a todas as depressões que originem um aviso de vento de nível laranja ou vermelho no sistema internacional de avisos meteorológicos”, sendo que “o primeiro país que emite esse aviso dá o nome à depressão e informa os restantes países, que deverão manter o nome”. “As depressões resultantes de tempestades tropicais conservam o nome atribuído inicialmente pelo National Hurricane Center (NHC)”.

Ainda de acordo com o IPMA, as “depressões a que foi atribuído um nome por originar vento muito forte numa região da Europa, poderá ter outros (ou mesmo nenhuns) impactos sobre o nosso território”, sendo que, por outro lado, sendo a “intensidade do vento o único critério para dar o nome à depressão, tempestades a que não foi atribuído nome podem ter associado precipitação, trovoada, queda de neve ou agitação marítima, com impacto tal que dê origem a aviso meteorológico no território nacional”.

Fique a conhecer os próximos nomes das tempestades para a época 2020-2021: Clement, Dora, Ernest, Filomena, Gaetan, Hortense, Ignacio, Justine, Karim, Lola, Mathieu, Nadia, Octave, Paula, Rodrigo, Sofia, Tristan, Viviane e Walter.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem