Ao que tudo indica, a Rua de São João, ao pé da Ribeira do Porto, vai ter instaladas barreiras para fazer frente ao estacionamento abusivo. Recorde-se que o arruamento em questão foi alvo de obras recentes, por causa da sua pedonalização.
De acordo com o Jornal de Notícias (JN), com base nas palavras do vereador do Urbanismo da Câmara Municipal do Porto, é de prever que a intervenção referida vá acontecer “nos próximos meses”.
Nesse sentido, Pedro Baganha explica que a autarquia está prestes a “instalar um conjunto de obstáculos, que, no fundo, é mobiliário urbano que vai condicionar o estacionamento apenas para cargas e descargas”.
Como refere a mesma fonte de informação, o vereador do Urbanismo admite que o estacionamento indevido é uma realidade nesta zona, que liga a Ribeira à Rua Mouzinho da Silveira. Ainda assim, esclarece que a versão final da rua resolverá este problema identificado pelo município.
Sobre a versão final da rua, o vereador portuense refere que essa ainda não existe, devido às intervenções da Metro do Porto, próximas à Rua Mouzinho da Silveira, que ainda estão a decorrer.
“O objetivo é a instalação de um conjunto de elementos de mobiliário urbano que sejam dissuasores: sejam bancos, sejam árvores – não em caldeira mas em vaso – de tal forma que a rua não tenha aquele estacionamento que hoje tem” – revela Pedro Baganha (via JN).
Vale a pena recordar que a Rua de São João, após obras, foi aberta novamente aos peões no dia 22 de outubro. Na altura, houve lugar a um “levantamento” e “reassentamento” do pavimento em calçada de granito, num investimento a rondar os 82.000 euros.
É de prever que outra próxima intervenção vá acontecer na Rua de Alegria, ainda que tal não vá acontecer “para breve”. O vereador considera que a rua mencionada está “muito degradada” e que é importante que as obras no local sejam sempre “muito bem pensadas”, por ser um sítio de elevada importância para a cidade.